Pular para o conteúdo

10 grãos e está no papo!

10 grãos e está no papo!

Aprenda 10 técnicas eficazes para concretizar os seus objetivos.

A perseverança constrói-se, dia-a-dia, com simples passos, que farão com que as suas resoluções de Ano Novo se concretizem.

Porque grão a grão enche a galinha o papo, comece já!

1. Faça apenas uma resolução

Muitas pessoas erram, ao tentar alcançar vários objetivos simultaneamente. As hipóteses de êxito são maiores se concentrar a sua energia em alterar apenas um aspeto do seu comportamento, de cada vez.

2. Planeie com antecedência

Não espere até à véspera de Ano Novo para pensar num objetivo. As decisões tomadas à última da hora tendem a ser baseadas naquilo que lhe ocupa a mente no momento. Mais vale começar a pensar com alguma antecedência naquilo que realmente quer alcançar.

3. Evite objetivos estabelecidos em vezes anteriores

Decidir revisitar um objetivo do passado, encaminha-o para a frustração e a desilusão. Escolha algo novo, ou aborde um problema antigo de uma maneira diferente. Por exemplo, em vez de perder dois quilos, estabeleça fazer mais exercício.

4. Especifique

Pense bem exatamente no que pretende alcançar, onde e quando é que o vai alcançar. Planos vagos tendem a falhar. Por exemplo, em vez de estabelecer que irá praticar desporto duas vezes por semana, determine que as terças e quintas às 18h00 são para se dedicar a essa atividade.

5. Estabeleça objetivos concretos (S.M.A.R.T.)

Foque em estabelecer objetivos que sejam específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Achievable), realistas (Realistic) e cronometráveis (Time based). Por exemplo, em lugar de pensar “Vou procurar um emprego novo”, foque a sua atenção em criar pequenas tarefas alcançáveis para cada semana, tais como re-escrever o seu CV e responder a anúncios de duas em duas semanas. Crie um mapa de cada uma destas subtarefas, para que possa ver os passos necessários para alcançar o seu fim, e quanto tempo o levará a concretizar. Mantenha-se, tanto quanto possível, fiel ao seu plano.

6. A cenoura e não o cacete

Procure focar-se no resultado positivo do seu objetivo, no quanto vai melhorar a sua vida e a de todos os que o rodeiam, assim que o alcançar. Por exemplo, se deseja deixar de fumar, faça uma lista dos benefícios de largar o vício e coloque-a num local proeminente da sua casa. Se deseja automotivar-se para ir ao ginásio, procure uma imagem que represente o modelo a alcançar, e coloque-a num local onde a possa ver diariamente.

7. Torne-a público

Muitas pessoas não partilham as suas resoluções de Ano Novo. Infelizmente, isto faz com que seja mais fácil esquecê-las. Em vez disso, torne-as públicas! Por exemplo, escreva as suas resoluções numa grande folha de papel, ou numa cartolina, e coloque-a num local de destaque em sua casa. Partilhe com os seus amigos, familiares e colegas as suas resoluções, e peça-lhes para que o apoiem, com palavras de incentivo para que possa alcançar o seu objetivo.

8. Seja persistente

Novos hábitos levam tempo a ser adquiridos, por isso é normal que, de vez em quando, a sua determinação seja enfraquecida. Quem faz dieta, de vez em quando cai em tentação ou aqueles que procuram praticar mais exercício físico dão consigo mesmos a ter que faltar ao ginásio uma que outra vez. Não se culpabilize se falhar, nem deixe que um erro ponha em causa a sua determinação.

9. Visualize

Visualize-se a si próprio a concretizar o objetivo que deseja alcançar, uma vez que isto ajudá-lo-á a acreditar que é capaz e de levar a cabo a sua resolução.

10. Seja positivo

É preferível focar nas coisas boas que advêm de um estilo de vida saudável, do que as coisas más que resultarão de um estilo de vida menos saudável.


Fonte: "Achieve your New Year’s Resolutions!", in 59 Seconds Think a Little Change a Lot [em linha], 2010, http://59seconds.wordpress.com/2010/12/30/achieve-your-new-years-resolutions/ [consultado em 31.12.2010].

Volta ao Topo