Pular para o conteúdo

12 dicas para aquecer e poupar com conforto

12 dicas para aquecer e poupar com conforto

Apresentamos-lhe 12 dicas para se manter quente em casa e, simultaneamente, poupar energia e… dinheiro!

Fornalha

1. Limpe o filtro da sua fornalha, pelo menos uma vez por mês, pois o pó e a sujidade podem entupir a sua fornalha comprometendo o seu bom funcionamento, ou até mesmo, causar uma avaria. Se necessário substitua o filtro. 

2. Não feche os reguladores de calor nas salas não usadas, se a sua fornalha for de ar forçado, pois a fornalha irá continuar a trabalhar ao mesmo ritmo. Por outro lado, o ar frio dessas salas pode escapar para o resto da casa, reduzindo a eficácia do isolamento e o aquecimento. 

Sistemas de aquecimento

3. Se o seu sistema de aquecimento for de gás natural realize a respetiva inspeção com regularidade, pois poderá poupar até 5% dos custos.

4. Em casas com caldeira é de evitar cobrir os radiadores com estores ou bloqueá-los com mobília, pois rouba a eficiência no aquecimento da divisão. 

5. Acrescente um painel refletor por de trás dos radiadores para potenciar o aquecimento da divisão da casa.

6. No caso de ter um sistema de aquecimento elétrico deixe um espaço de 10 cm debaixo da unidade de aquecimento e mantenha a mobília e cortinados afastados dos aquecedores.

7. Os aquecedores locais (elétricos, propano ou a querosene) têm um consumo caro e são perigosos, pelo que evite utilizá-los.

Termóstato

8. Instale um termóstato programável, de forma a adequar o consumo às suas necessidades, evitando desperdícios. Por exemplo, se baixar a temperatura em 10 graus durante oito horas, todas as noites, baixará a conta do aquecimento em 10% por cento.

9. Não coloque o termóstato mais alto do que realmente deseja, pois a sua casa não aquecerá mais depressa, e obrigará a fornalha a trabalhar mais tempo do que necessário.

10. Quando se ausentar de férias, reduza o termóstato para 13 graus, não só porque poupa energia, mas também porque evita que a água nas canalizações congele.

Cortinas, tapetes e estores

11. Durante o dia, mantenha as cortinas e os estores abertos, para deixar entrar o sol e aquecer as divisões, mas durante a noite feche-os para manter o ar frio fora.

12. Nas casas com pavimento de madeira ou mosaico, a utilização de carpetes ajuda a manter os pés quentes e, como tal, aumentar o seu conforto.


Fonte: "Poupe Energia no Aquecimento de Sua Casa ", in Portal de Energias Alternativas [em linha], 2012, http://www.energiasealternativas.com/poupar-energia.html [consultado em 05.11.2012].

Volta ao Topo