Pular para o conteúdo

Qual o melhor seguro auto?

10 Recomendações da MAPFRE antes de uma viagem de automóvel
Dicas para saber qual o melhor seguro auto
 
O automóvel é um dos elementos mais importantes para as famílias portuguesas. Essencial para as deslocações do quotidiano e para as viagens lúdicas, o carro ocupa um lugar fundamental nas vidas de todos.
 
Além de se tratar de um aliado fundamental, o automóvel não deixa de ser, também, uma fonte de despesa. Entre impostos, despesas de oficina, combustíveis e seguro, este pode tornar-se um bem dispendioso e que gera alguma preocupação no momento de avaliar as suas finanças e o orçamento familiar.
 
Provavelmente, já deu por si, várias vezes, a olhar para a apólice do seu seguro e a questionar qual o melhor seguro auto para garantir a cobertura de que necessita, sem precisar de ter gastos muito elevados.
 
De facto, no momento de definir qual o melhor seguro para o seu automóvel ou qual o melhor seguro auto online, existe a necessidade de se sentar e pensar, explorando as opções existentes para que a sua decisão seja tão informada e ponderada quanto possível.
 
Para saber qual o melhor seguro auto é fundamental que questione vários aspetos sobre o mesmo, incluindo os usos que dá ao automóvel, o nível de proteção que quer para o mesmo e quais os seguros que fornecem as coberturas que correspondem a todas estas necessidades.
 
Hoje, tentaremos ajudá-lo a responder às perguntas que ocupam a sua mente, sempre que pensa num seguro automóvel.
 
Qual o melhor seguro auto?
 
O melhor seguro será, certamente, sempre aquele que melhor se adequa ao seu caso concreto, não podendo existir uma resposta imediata e única para a questão. Ainda assim, a resposta a algumas perguntas preliminares pode ajudar.
 
Comece por perguntar-se sobre as coberturas obrigatórias. Em Portugal, como deve saber, o seguro de responsabilidade civil é obrigatório, para garantir eventuais indemnizações em casos de dano material ou físico a terceiros. Em termos de capital mínimo, a cobertura deve oferecer 6 070 000 euros para danos corporais e 1 220 000 euros para danos materiais. Esta cobertura base, no entanto, poderá não ser suficiente caso esteja à procura de maior proteção. Considerando os números relativos aos acidentes de viação no país, poderá sentir-se incomodado com a menor proteção e preferir um seguro mais preventivo que inclua a proteção do seu carro e a dos seus ocupantes.
 
Entre as proteções para o automóvel pode incluir-se a quebra de vidros, o roubo ou as situações mais imprevisíveis (como explosões, incêndios, atos de vandalismo ou fenómenos naturais). Já a proteção das pessoas refere-se aos ocupantes do veículo, podendo incluir animais domésticos ou ter uma proteção extra para o condutor.
 
Seguro auto, qual escolher?
 
Sabendo as proteções que existem, impera perceber qual é o nível de proteção e de assistência de que necessita, avaliando fatores como o uso que dá ao seu automóvel, o local onde reside e conduz, as estatísticas de acidentes de viação na sua localidade ou o número de quilómetros que faz mensalmente.
 
Se é verdade que um maior número de proteções para o carro se traduz num serviço mais dispendioso, é igualmente verdade que, em caso de sinistro ou infortúnio, este poderá poupar-lhe muito dinheiro e muitas preocupações. Além disso, ter um seguro mais completo poderá ajudar a que se sinta mais seguro na sua condução diária. 
 
Saber qual o seguro auto que faz mais sentido escolher prende-se muito com todas estas questões, sendo que se levanta, ainda, a questão da divisão da franquia com a entidade seguradora.
 
Todos os aspetos relacionados com a cobertura do seguro devem ter em atenção a realidade legal portuguesa e também a utilização que dá ao seu automóvel. 
 
Exemplificando: por norma, pessoas que conduzem mais horas ou em locais mais propensos a acidentes, tendem a preferir seguros mais completos. Ainda assim, existem exceções a esta regra: uma mãe ou pai que diariamente leve os filhos à escola, ainda que conduza pouco, poderá sentir a necessidade de uma proteção maior.
 
O melhor caminho para conseguir o melhor seguro auto para si é fazer simulações ou procurar aconselhamento junto de quem melhor conhece este mercado. A MAPFRE tem seguros adaptados a todos e pode ajudar na escolha daquele que lhe dará a melhor cobertura na relação entre a proteção e o preço.
Volta ao Topo