Pular para o conteúdo

10 factos curiosos sobre gatos

10 factos curiosos sobre gatos

Com a celebração do Dia do Animal, partilhamos curiosidades sobre um dos animais domésticos de eleição.

Miau!

Meter a pata…

Sabia que enquanto as patas dianteiras dos gatos têm cinco dedos, as patas traseiras têm apenas quatro? A não ser, claro está, que o gato seja polidátil, ou seja, tenha dedos a mais. Em Boston (EUA) a percentagem de gatos polidáteis é tão elevada que gatos de oito dedos são apelidados de “Boston Thumb Cats” (Gatos Polegar de Boston).

Ah a sabedoria dos egípcios!

No tempo da civilização egípcia os gatos eram utilizados para proteger as plantações de ratos e outros pequenos roedores. Diz-se ainda que os Egípcios adoravam os gatos como deuses e, nalguns casos, chegavam a mumificá-los.

Até dá gosto… ou talvez não

Os gatos não conseguem provar comida doce, porque as suas pupilas gustativas não são capazes de detetar açúcar. 

Física aplicada

Isaac Newton, físico inglês do século XVIII, inventou a porta adaptada para gatos, permitindo que os gatos entrem e saiam de casa, sem recorrer à ajuda do dono para abrir e fechar a porta.

Visão noturna

Os gatos conseguem ver com um sexto do nível de luz necessário para os seres humanos.

Bem-me-quer, mal-me-quer

Apesar das suas divergências bélicas, Dwight Eisenhower e Hitler tinham algo em comum: ambos detestavam gatos. Por sua vez, também em lados opostos na batalha, o comandante sulista Robert E. Lee e Lincoln adoravam estes felinos. Aliás, Lincoln chegou a ter quatro gatos na Casa Branca.

Como disse?

Os ouvidos dos gatos permitem-lhes escutar sons ultrassónicos, normalmente utilizados por roedores para comunicar. Os seres humanos e os cães não são capazes de ouvir este tipo de sons.

Caber ou não caber

Os bigodes dos gatos são utilizados para medir a largura de determinados espaços, ajudando-os, assim, a determinar se cabem ou não!

Características taurinas

Sem a taurina, um aminoácido produzido pela maior parte dos animais e também encontrado em muitas bebidas energéticas, os gatos podem ficar cegos. Mas não se preocupe, a comida para gato já contém esta substância.

Velocidade furiosa

A velocidade de um gato a correr pode chegar aos 48 quilómetros/hora.

Artigo inserido no âmbito da Newsletter 35 (outubro 2013).


Fonte: "Seventeen Things Worth Knowing About Your Cat", in The Oatmeal [em linha], 2013, http://theoatmeal.com/comics/cat_know [consultado em 30.09.2013].
Artigo escrito em conformidade com o Acordo Ortográfico.

Volta ao Topo