Pular para o conteúdo

8 recomendações primaveris para 4 patas

8 recomendações primaveris para 4 patas

A primavera traz consigo dias de calor, flores lindíssimas e passeios mais frequentes. Não são apenas miúdos e graúdos que se animam com a ideia de sair de casa, os animais de estimação começam também a ter saudades do ar livre. Partilhamos, por isso, 8 recomendações para que desfrute da primavera em segurança e na companhia dos seus amigos de quatro patas.

1. Cãozinho estás à janela

Quando o seu cão entra no carro, o primeiro impulso é colocar-se à janela para aspirar todos os odores que entram pelo carro adentro. Se é divertido para o animal e até para si vê-lo a aproveitar a emoção da velocidade, pode ser também perigoso. Uma travagem mais brusca ou o choque com um objeto ou um inseto podem tirar toda a diversão desta aventura.

Por isso, cabecinhas para dentro e janelas bem fechadas. E não se esqueça do cinto de segurança quando viajar com o seu cão no carro. Tal como os restantes passageiros, também ele deve colocar um cinto ou uma rede de segurança caso viaje no porta-bagagens. Ficam todos protegidos e a viagem chegará ao fim tal como tinha planeado desde o início.

2. Limpezas a fundo

A primavera é também a época de fazer limpezas a fundo em casa. Por muito benéfico que seja para nós, é um verdadeiro pesadelo para os nossos animais domésticos. Os amigos de quatro patas, cujos sentidos são muito mais apurados do que os dos humanos, são afetados não só pelo ruído dos eletrodomésticos, como também pelo odor dos produtos de limpeza. Procure, por isso, utilizar produtos com odor suave e evite expor os seus animais de estimação a substâncias tóxicas.

3. Esplendor sobre a relva

Sob a relva podem esconder-se perigos, quer para si quer para os seus amigos de quatro patas. Mantenha os seus relvados bem aparados, livres de pragas e de objetos escondidos que, a qualquer momento, podem ser pisados e originarem acidentes.

4. Plantas venenosas

Se a beleza das plantas primaveris é um dos momentos pelos quais esperamos todos os anos, há plantas que, para lá da sua beleza, possuem características que podem afetar a saúde de quem lhes toca ou acidentalmente ingere. Observe os campos por onde passeia e as plantas que tem em casa. Por vezes surgem casos de envenenamento que uma observação atenta pode evitar. Garantimos que não se irá deixar dormir se ler documentação sobre a flora circundante do local onde vive ou onde pretende ir passear.

5. Termómetros em brasa

As temperaturas mais altas da primavera convidam a sair de casa para longos passeios. Cuidado com a sua exposição e a do seu animal ao sol. Quer seja no carro, quer seja na rua, a temperatura pode ser enganadora. E se no seu caso podem surgir alguns escaldões surpresa, para o seu animal o calor pode ser em demasia e prejudicar a sua saúde.

Nas estradas alcatroadas, imagine o que seria ter de caminhar descalço sobre o asfalto quente. É isso que o seu animal sente. Evite passeios durante o pico do calor. Escolha as primeiras horas da manhã ou os finais de tarde para os passeios ou viagens longas de automóvel.

6. Proteção total

Não são só os passarinhos e os outros animais simpáticos que chegam com a primavera. Esta é uma altura em que os mosquitos, as pulgas, as carraças e outros parasitas aparecem em força e procuram outros animais para saciarem o seu apetite. Para o seu animal, uma ida ao veterinário equivale a uma ida sua ao dentista. Mas, quer um quer outro são fundamentais para uma vida saudável.

Informe-se sobre qual a melhor proteção: coleiras, comprimidos ou pipetas. Tenha sempre presente as datas em que tem de levar o seu animal ao veterinário para que lhe sejam aplicadas as vacinas. Mantenha esse boletim por perto para que o possa consultar ou apresentar sempre que lhe seja solicitado. Se algum agente da autoridade lhe pedir a sua documentação, poderá também solicitar a do seu animal. Por isso, lembre-se de levar consigo os documentos do seu melhor amigo, sempre que sair de casa. Evite andar aos papéis.

7. Planifique as suas férias

O verão aproxima-se e com ele as tão desejadas férias. Planifique os dias de descanso com antecedência e, este ano, leve o seu animal consigo. Verá que se irão divertir muito mais se estiverem juntos do que separados. Existem cada vez mais hotéis que aceitam animais de estimação. Por isso, faça das férias uma época de descanso e novas experiências para todos.

8. Esqueça os tempos record

Se é daquelas pessoas que antes de pegar no volante traçou o seu percurso ao milímetro e pretende desta vez bater o seu melhor tempo, deixe-se disso. Primeiro de tudo vem a segurança e o prazer de viajar. Lembre-se que tem de respeitar todas as regras de segurança, descansar e nunca se esqueça do prazer que é ver novas paisagens e desfrutar da condução. E, tal como você, o seu animal necessita de esticar as pernas e fazer um xixi relaxante.

Aproveite ao máximo a primavera e saia de casa. Leve o seu animal consigo e desfrutem em conjunto dos dias soalheiros que o irão fazer esquecer o mais frio dos invernos e trazer alegria à sua vida. Inspire bem fundo e parta à aventura com o seu melhor amigo.

Fonte: "Springtime Safety Tips", in ASPCA [em linha], 2015, https://www.aspca.org/pet-care/springtime-safety-tips [consultado em 18.05.2015] | "Travel Safely with Your Pet by Car, Airplane, Ship or Train", in Humane Society [em linha], 2015, http://www.humanesociety.org/animals/resources/tips/traveling_tips_pets_ships_planes_trains.html [consultado em 18.05.2015] | "Pet Travel Tips", in Trips with Pets [em linha], 2015, http://www.tripswithpets.com/pet-travel-tips [consultado em 18.05.2015]

Volta ao Topo