Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Poupança e Investimento > Dicas de poupança > Prudência e continuidade. O plano de ação da MAPFRE AM para março

Prudência e continuidade. O plano de ação da MAPFRE AM para março

A evolução do conflito na Ucrânia continua a influenciar os mercados.

As sanções contra a Rússia acumulam-se, sendo as mais relevantes a retirada do sistema SWIFT de várias entidades financeiras russas, o congelamento das reservas de moeda do Banco Central Russo depositadas no países estrangeiros, bem como a proibição de realizar operações financeiras com a Rússia. Como consequência, a Rússia enfrenta um isolamento financeiro e comercial sem precedentes, já que muitas empresas anunciaram a cessação dos seus negócios naquele país:

russia mercado

Perante tal avalanche, o mercado russo está totalmente volatilizado, com a Bolsa de Valores fechada há cerca de duas semanas, uma enorme desvalorização da moeda e a sua dívida pública classificada como “lixo”, pelas conceituadas agências de rating Moddy’s e Fitch.

Resumo dos eventos de maior relevância nos mercados financeiros em fevereiro

  • Foi um mês de elevada incerteza devido ao endurecimento das políticas monetárias, no início, e ao desenvolvimento da guerra na Ucrânia na parte final do mês.
  • A Europa está a sofrer o 2.º maior impacto, devido à sua dependência energética da Rússia, em particular do petróleo e gás.
  • Com maior dureza estão a ser atingidas as expectativas de crescimento da economia europeia devido à sua grande dependência da energia russa.
  • O equilíbrio na política monetária por parte dos bancos centrais está no seu ponto de tensão máxima, por estarem perante um cenário de inflação, que já era alto, e passará a mais elevado.

Plano de ação da MAPFRE AM para março

Para a alocação de ativos, no global, mantém-se a prudência. Continuam, no entanto, a existir oportunidades em determinados ativos, regiões e setores muito pontuais.

A estratégia da MAPFRE AM é de continuidade, tendo por base os seguintes aspetos:

  • O cenário para 2022, no seu todo, é positivo para o rendimento variável e não tanto para o rendimento fixo;
  • As oscilações irão continuar pronunciadas durante as próximas semanas, em virtude da política monetária e dos resultados geopolíticos, ainda difíceis de prever;
  • Incerteza macroeconómica elevada e, como consequência, a volatilidade continuará elevada.

Recomendações para os Clientes

  • Confiar no assessor/consultor profissional, manter a calma e os investimentos, porque a história comprova que após todas as crises passadas houve recuperação;
  • Confiar na idoneidade da entidade gestora que está por detrás da gestão das nossas poupanças.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

Cotação de Fundos

Resgates e Reembolsos (Genérico)

Resgates e Reembolsos (PPR)

Participação de Sinistro
PDF (92.7 KB)
Informação Taxas Variáveis
PDF (56 KB)
Garantia e Solvência MAPFRE
PDF (88 KB)
A informação constante desta página não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Produto comercializado pela: MAPFRE - Seguros Gerais, S.A.
Sabe como potenciar a sua poupança?

Sabe como potenciar a sua poupança?

Dentro do projeto de literacia financeira, a ASF lançou uma série de vídeos “Vamos Falar Seguro”, com o objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e fundos de pensões. Dentro das necessidades de constituição de...

Saber mais
A grande protagonista de momento é a inflação

A grande protagonista de momento é a inflação

Abril foi um mês muito negativo para todos os tipos de ativos. Praticamente nenhum se salvou de quedas significativas, não houve onde encontrar refúgio. Vimos revisões em baixa nos crescimentos e revisões em alta nas inflações. Toda esta tempestade perfeita de...

Saber mais