Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Profissionais Liberais

mapfre-seguros-particulares-no-poupar-esta-ganho

No poupar está o ganho!

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Poupança, pensámos em si, dando-lhe a conhecer os principais fatores a ter em conta na seleção do Plano de Poupança Reforma (PPR): uma excelente forma de preparar o seu futuro e de, simultaneamente, beneficiar de deduções no IRS.

São apenas 4 os factos essenciais que necessita de saber, para selecionar o seu PPR ideal.

Tipo de Plano

  • seguros: normalmente com garantia de capital e garantia de rendimento mínimo (quase sempre presentes), oferecem ao cliente uma participação nos resultados. De acordo com a APS – Associação Portuguesa de Seguradores – esta participação existe frequentemente e não tem paralelo noutros produtos financeiros. Acompanham as taxas de juros de referência do mercado. Note-se, porém, que os PPR com garantia de capital cobram, em geral, comissões mais elevadas.
  • fundos (de pensões ou investimentos): com comissões de gestão geralmente mais baixas, nunca garantem um capital mínimo. O capital pode ou não ser investido no mercado acionista, sendo que os que investem em ações têm maior risco associado.

Idade

  • menos de 40 anos: opte por um investimento com maior liquidez: um fundo misto, de ações e obrigações.
  • maiores de 40 anos: aplique até ao montante em (?) que se confira a dedução fiscal máxima.
  • entre 40 e 50 anos: se ainda lhe faltam entre 10 a 20 anos para alcançar a reforma, é preferível investir num PPR, sob a forma de fundos de ações. O potencial de valorização é bastante maior e o prazo alargado reduz o risco.
  • mais de 50 anos: arrisque menos e opte por um Plano sob a forma de seguros, com garantia de capital.

Condições para levantar o dinheiro

Só após a reforma ou a partir de uma certa idade, excetuando-se os seguintes casos.

desemprego prolongado;
doença grave;
incapacidade para o trabalho.

Benefícios Fiscais

  • Idade do Tomador: menos de 35 anos
    Benefício Fiscal Máximo Anual: 400 Euros
    Entrega: 2.000 Euros
  • Idade do Tomador: de 35 a 50 anos
    Benefício Fiscal Máximo Anual: 350 Euros
    Entrega: 1.750 Euros
  • Idade do Tomador: mais de 50 anos
    Benefício Fiscal Máximo Anual: 300 Euros
    Entrega: 1.500 Euros

Fonte: Sete dicas para poupar 3.300 euros no IRS”, in Diário Económico [em linha], 2009, http://economico.sapo.pt/noticias/sete-dicas-para-poupar-3300-euros-no-irs_72579.html [consultado em 26.10.2009];””PPR: planear a reforma”, in DECO PROTESTE [em linha], 2007, http://www.deco.proteste.pt/poupanca-e-investimento/ppr-planear-a-reforma-s507341.htm [consultado em 26.10.2009];”Rendibilidade dos Seguros de Vida PPR é positiva”, in Associação Portuguesa de Seguradores [em linha], 2009, http://www.apseguradores.pt/Site/Content.jsf?ContentId=1323 [consultado em 26.10.2009].

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

Cotação de Fundos

Resgates e Reembolsos (Genérico)

Resgates e Reembolsos (PPR)

Participação de Sinistro
PDF (92.7 KB)
Informação Taxas Variáveis
PDF (56 KB)
Garantia e Solvência MAPFRE
PDF (88 KB)
A informação constante desta página não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Produto comercializado pela: MAPFRE - Seguros Gerais, S.A.
Sabe como potenciar a sua poupança?

Sabe como potenciar a sua poupança?

Dentro do projeto de literacia financeira, a ASF lançou uma série de vídeos “Vamos Falar Seguro”, com o objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e fundos de pensões. Dentro das necessidades de constituição de...

Saber mais
A grande protagonista de momento é a inflação

A grande protagonista de momento é a inflação

Abril foi um mês muito negativo para todos os tipos de ativos. Praticamente nenhum se salvou de quedas significativas, não houve onde encontrar refúgio. Vimos revisões em baixa nos crescimentos e revisões em alta nas inflações. Toda esta tempestade perfeita de...

Saber mais