Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Poupança e Investimento > Dicas de poupança > 9 dicas para um Natal poupadinho

mapfre-seguros-particulares-dicas-natal-poupadinho

9 dicas para um Natal poupadinho

O Natal aproxima-se a passos largos. Nesta época do ano os excessos não se aplicam apenas ao que comemos, mas também ao que gastamos para surpreender familiares e amigos.

Por isso, deixamos-lhe 9 dicas para esticar o seu orçamento natalício e a sua generosidade.

1. A magia do Natal começa com um lápis e um caderno

Aproveite um momento tranquilo do seu dia, para fazer duas simples tarefas que farão toda a diferença:

a)Estabeleça um orçamento: qual o valor máximo que deseja gastar neste Natal. Não se esqueça que, para além das prendas, poderá ter outros custos, tais como: a Ceia ou as deslocações para visitar familiares.

b)Siga o exemplo do Pai Natal e faça uma lista! Selecione as pessoas a quem deseja oferecer uma lembrança. Recorde-se que, por vezes, um gesto, uma palavra amável são mais valiosas que qualquer caixa de bombons ou par de meias, pelo que ninguém o levará a mal.

2. Não perca tempo em filas: a Internet é a sua melhor amiga

Em vez de caminhar quilómetros em centros comerciais à procura do presente perfeito, pesquise online onde estão as prendas que deseja e que estabelecimentos oferecem o melhor preço. À distância de um clique, a qualquer hora, poupa tempo e dinheiro.

3. O Natal é sempre que quisermos…

Quanto mais cedo for comprar as suas prendas, mais facilmente comprará o que realmente quer e ao preço que viu no catálogo. Por isso, não espere pelo Advento para iniciar as suas compras natalícias.

Por outro lado, o Natal é tempo de paz e harmonia. Não deixe que o trânsito, as filas para embrulhar prendas ou o último item da prateleira interfiram com o espírito da época. Vá com calma. Respire fundo e lembre-se que é quase Natal e a ceia está ali ao virar da página do calendário.

4. Pague em dinheiro, sorria em janeiro

Um cartão de crédito mal usado no Natal pode ser o começo de um Ano Novo amargo. Está provado cientificamente que os pagamentos em notas e moedas nos fazem ter uma noção mais clara do que estamos a gastar efetivamente. Se preferir não andar com muito dinheiro, pague com multibanco, mas verifique o saldo regularmente.

5. Cuidado com as promoções

Nem tudo o que luz é ouro. Por vezes, algumas pechinchas podem ser mais caras do que aparentam. Compare preços em várias lojas, ou online, e assegure-se que não existem taxas escondidas atrás de um preço apetitoso. Não são raros os casos em que um produto é mais caro em dezembro, que em novembro ou janeiro.

6. Dê “boleia” a um amigo e poupam ambos nos portes

Alguns sites oferecem portes grátis a partir de um determinado valor em compras. Se as suas compras não atingem esse valor, junte-se a um amigo e comprem em conjunto. Ficam ambos a ganhar. Por vezes é quase mais caro receber uma encomenda em casa do que o valor do produto em si. Analise com cuidado quanto custa o envio das encomendas e veja como pode receber os produtos sem portes de envio.

7. Seja solidário

Porque não reservar parte do orçamento de Natal para oferecer prendas a uma instituição que ajuda os mais necessitados? Ofereça vales solidários aos seus familiares e amigos para que sejam eles a doar à instituição que achem necessitar mais do contributo. Assim, todos poderão sentir a satisfação de estar a ajudar quem todos os dias ajuda quem mais precisa.

8. Ofereça talento – o seu!

Já pensou em todas as suas habilidades? Um presente feito por si, será sem dúvida algo único e pessoal. Quem receber a sua prenda vai sentir toda a sua dedicação e todas as imperfeições serão compensadas pela perfeição de receber uma prenda feita com todo o amor e carinho.

9. Ajude a oferecer a quem todos os dias oferece

Uma prenda que não o fez assim tão feliz pode fazer outros felizes. Lembra-se daquela batedeira que continua dentro da caixa e que nunca usou? E aquele brinquedo com que os seus filhos nunca brincaram por terem outros de que gostam mais? Ou ainda o livro do autor que o seu amigo julgava que gostava tanto? Dê essas prendas a uma instituição que as possa oferecer a quem não tem presentes no Natal. Poupe no orçamento e invista na solidariedade.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis e ajudem a ter um Natal mais feliz, solidário e desafogado. Aproveite esta época do ano para ajudar quem mais precisa e estar junto de quem mais ama. Desfrute ao máximo da magia do Natal.

Fonte: “9 Genius Ways to Save Money Christmas Shopping “, in Good Housekeeping [em linha], 2014, http://www.goodhousekeeping.com/family/budget/save-money-christmas-shopping [consultado em 28.11.2014]

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

Cotação de Fundos

Resgates e Reembolsos (Genérico)

Resgates e Reembolsos (PPR)

Participação de Sinistro
PDF (92.7 KB)
Informação Taxas Variáveis
PDF (56 KB)
Garantia e Solvência MAPFRE
PDF (88 KB)
A informação constante desta página não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Produto comercializado pela: MAPFRE - Seguros Gerais, S.A.
Sabe como potenciar a sua poupança?

Sabe como potenciar a sua poupança?

Dentro do projeto de literacia financeira, a ASF lançou uma série de vídeos “Vamos Falar Seguro”, com o objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e fundos de pensões. Dentro das necessidades de constituição de...

Saber mais
A grande protagonista de momento é a inflação

A grande protagonista de momento é a inflação

Abril foi um mês muito negativo para todos os tipos de ativos. Praticamente nenhum se salvou de quedas significativas, não houve onde encontrar refúgio. Vimos revisões em baixa nos crescimentos e revisões em alta nas inflações. Toda esta tempestade perfeita de...

Saber mais