Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Poupança e Investimento > Dicas de poupança > 12 dicas para aquecer e poupar com conforto

mapfre-seguros-particulares-dicas-aquecer-poupar

12 dicas para aquecer e poupar com conforto

Apresentamos-lhe 12 dicas para se manter quente em casa e, simultaneamente, poupar energia e… dinheiro!

Fornalha

1. Limpe o filtro da sua fornalha, pelo menos uma vez por mês, pois o pó e a sujidade podem entupir a sua fornalha comprometendo o seu bom funcionamento, ou até mesmo, causar uma avaria. Se necessário substitua o filtro.

2. Não feche os reguladores de calor nas salas não usadas, se a sua fornalha for de ar forçado, pois a fornalha irá continuar a trabalhar ao mesmo ritmo. Por outro lado, o ar frio dessas salas pode escapar para o resto da casa, reduzindo a eficácia do isolamento e o aquecimento.

Sistemas de aquecimento

3. Se o seu sistema de aquecimento for de gás natural realize a respetiva inspeção com regularidade, pois poderá poupar até 5% dos custos.

4. Em casas com caldeira é de evitar cobrir os radiadores com estores ou bloqueá-los com mobília, pois rouba a eficiência no aquecimento da divisão.

5. Acrescente um painel refletor por de trás dos radiadores para potenciar o aquecimento da divisão da casa.

6. No caso de ter um sistema de aquecimento elétrico deixe um espaço de 10 cm debaixo da unidade de aquecimento e mantenha a mobília e cortinados afastados dos aquecedores.

7. Os aquecedores locais (elétricos, propano ou a querosene) têm um consumo caro e são perigosos, pelo que evite utilizá-los.

Termóstato

8. Instale um termóstato programável, de forma a adequar o consumo às suas necessidades, evitando desperdícios. Por exemplo, se baixar a temperatura em 10 graus durante oito horas, todas as noites, baixará a conta do aquecimento em 10% por cento.

9. Não coloque o termóstato mais alto do que realmente deseja, pois a sua casa não aquecerá mais depressa, e obrigará a fornalha a trabalhar mais tempo do que necessário.

10. Quando se ausentar de férias, reduza o termóstato para 13 graus, não só porque poupa energia, mas também porque evita que a água nas canalizações congele.

Cortinas, tapetes e estores

11. Durante o dia, mantenha as cortinas e os estores abertos, para deixar entrar o sol e aquecer as divisões, mas durante a noite feche-os para manter o ar frio fora.

12. Nas casas com pavimento de madeira ou mosaico, a utilização de carpetes ajuda a manter os pés quentes e, como tal, aumentar o seu conforto.

Fonte: “Poupe Energia no Aquecimento de Sua Casa “, in Portal de Energias Alternativas [em linha], 2012, http://www.energiasealternativas.com/poupar-energia.html [consultado em 05.11.2012].

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

Cotação de Fundos

Resgates e Reembolsos (Genérico)

Resgates e Reembolsos (PPR)

Participação de Sinistro
PDF (92.7 KB)
Informação Taxas Variáveis
PDF (56 KB)
Garantia e Solvência MAPFRE
PDF (88 KB)
A informação constante desta página não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Produto comercializado pela: MAPFRE - Seguros Gerais, S.A.
Sabe como potenciar a sua poupança?

Sabe como potenciar a sua poupança?

Dentro do projeto de literacia financeira, a ASF lançou uma série de vídeos “Vamos Falar Seguro”, com o objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e fundos de pensões. Dentro das necessidades de constituição de...

Saber mais
A grande protagonista de momento é a inflação

A grande protagonista de momento é a inflação

Abril foi um mês muito negativo para todos os tipos de ativos. Praticamente nenhum se salvou de quedas significativas, não houve onde encontrar refúgio. Vimos revisões em baixa nos crescimentos e revisões em alta nas inflações. Toda esta tempestade perfeita de...

Saber mais