1. Alimentação Saudável
Opte por ração
Dar restos alimentares aos animais de estimação, não é uma boa opção. Uma opção mais saudável e equilibrada é a ração, uma vez que é deenvolvida para ir ao encontro das necessidades nutricionais de cada cão ou gato.
Ao escolher a ração, não se esqueça de ter em conta a raça, idade, peso ou problemas de saúde (como diabetes ou obesidade) do seu animal. Além disso, respeite as doses diárias recomendadas.
Alimentação rica em proteína animal
Sendo carnívoros, os cães e os gatos precisam de uma dieta rica em proteína animal. Assim, se tentar alterar esta condição pode estar a colocar em risco a saúde e bem-estar do seu animal.
Estimule o apetite
Sabia que os cães podem comer o mesmo alimento a vida toda, pois são monofílicos? Aquilo de que gostam hoje gostarão sempre. Já nos gatos o cenário é diferente, pois estes preferem variar nas comidas e nas sensações que estas lhes despertam. Neste caso, pode ser uma boa opção complementar comida seca com comida húmida.
Disponibilize água
Este é um ponto essencial, deve disponibilizar sempre água limpa e fresca num local visível e de fácil acesso. Deve evitar que os seus animais de estimação bebam água de vasos, sanitas ou poças, porque esta pode estar contaminada.
Alimentos a evitar
Existe um conjunto de alimentos que representam riscos para a saúde dos animais e que deve fazer os possíveis para evitar:
- Chocolate
- Cebola e alho
- Frutos como uva ou uva-passa
- Doces
- Ossos naturais
- Leite
- Hidratos de carbono presentes em alimentos como pão, massas e arroz
2. Passeie e brinque muito
Tanto os cães como os gatos adoram brincadeiras e mimos. Mas no caso dos cães, são também essenciais os passeios, principalmente para aqueles que vivem em casas pequenas ou apartamentos com pouco espaço.
Porquê?
- Muitos cães só fazem as suas necessidades fisiológicas durante os passeios.
- Os passeios ajudam a diminuir a pressão arterial canina e ajudam a fortalecer os pulmões.
- Socialização com outros cães, pessoas e com diferentes ambientes e objetos.
- As atividades físicas ajudam a retardar o envelhecimento e melhoram o sono.
- Ajudam a controlar o peso e a queimar calorias.
3. Cuide da saúde do seu animal
Desde a vacinação, desparasitação, alimentação, banhos, tosquias até às visitas ao veterinário, conheça aqui o Bê-á-Bá da saúde animal e garanta o seu bem-estar.