Menú Principal
Menú Principal
Animais Domésticos

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menú Principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menú Principal

Home 5...5 Sustentabilidade 5 Economia circular: MAPFRE recicla 4.816 toneladas de resíduos

Economia circular

Economia circular: MAPFRE recicla 4.816 toneladas de resíduos

Economia circular na MAPFRE geriu em 2024 5.017 toneladas de resíduos a nível global, dos quais 4.816 (96%), foram submetidos a processos de recuperação, reciclagem ou produção de energia. Ou seja, 50% a mais do que em 2024 e seis pontos à frente do objetivo anual estabelecido para 2030.

CESVIMAP lidera reutilização de peças com foco na economia circular

O CESVIMAP, o centro de P&D da MAPFRE, que em 2024 recuperou 676 toneladas de peças de veículos sinistrados (para serem reutilizadas noutros veículos).

Essas peças provêm do tratamento e da descontaminação de 2.175 veículos em Espanha, tanto térmicos como elétricos, 13% a mais em relação a 2023. Assim, desde sua criação, em 2004, o CESVIreambios recuperou mais de 53.000 veículos e é uma referência neste tratamento sustentável.

Em resumo, reutiliza matérias primas, como plástico, alumínio, chapa e vidro, e proporciona uma segunda vida às peças.

Aqui se incluem as baterias de veículos elétricos descarregados, onde armazena parte da energia proveniente das plantas fotovoltaicas de autoconsumo de ambos os centros de trabalho. Ou seja, em 2024 produziram 244 MWh, quase 80% a mais que em 2023.

CESVIMAP inova com Crash Tests e certificação Move2Green

O CESVIMAP também realizou testes de colisão, ou crash test, em mais de 800 veículos. Desta forma avalia se é reparável, se é seguro em caso de sinistro, onde ajuda os fabricantes a analisar os danos, a melhorar o design e a segurança. E identifica métodos de reparação sustentável que evitem a produção de resíduos.

Além disso, através da certificação Move2Green, recentemente lançado em Portugal, promove a sustentabilidade das oficinas de reparação em vários países.

Neutralidade em carbono até 2030

A MAPFRE quer ser uma empresa neutra em carbono até 2030. Para isso aposta num consumo responsável de recursosreduçãoreutilização e reciclagem de resíduos, entre outras medidas.

Em 2023, graças ao projeto Eco-RAEE, o Grupo reutilizou, através de doação, 5 toneladas de equipamentos informáticos. Em Espanha, 24% do total de equipamentos informáticos geridos foi reparado, o que evitou a emissão de 56 tCO2e na atmosfera e o consumo de 13.500 m3 de água.

Além disso, destacam-se a assinatura eletrónica biométrica de documentos, que evitou o consumo de 360 toneladas de papel, e como resultado, a emissão de 483 tCO2e em Espanha e Portugal.

Igualmente o projeto “Resíduo Zero , já foi implementado em 7 edifícios em Espanha, no Brasil e México. Em 2025, vai ser alargado a outros edifícios em Espanha, Porto Rico e Portugal.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida
Limpeza de Praias Mobiliza Voluntários MAPFRE

Limpeza de Praias Mobiliza Voluntários MAPFRE

Praias, dezenas de voluntários e um objetivo comum: proteger o nosso litoral No dia 10 de maio, dezenas de colaboradores, agentes e familiares juntaram-se numa missão com impacto: a limpeza de algumas praias do nosso país. Apesar da chuva ter adiado as ações nas...

read more