Menu principal
Menu principal
Animais Domésticos

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menu principal

Home 5...5 Sustentabilidade 5 Economia circular: MAPFRE recicla 4.816 toneladas de resíduos

Economia circular

Economia circular: MAPFRE recicla 4.816 toneladas de resíduos

Economia circular na MAPFRE geriu em 2024 5.017 toneladas de resíduos a nível global, dos quais 4.816 (96%), foram submetidos a processos de recuperação, reciclagem ou produção de energia. Ou seja, 50% a mais do que em 2024 e seis pontos à frente do objetivo anual estabelecido para 2030.

CESVIMAP lidera reutilização de peças com foco na economia circular

O CESVIMAP, o centro de P&D da MAPFRE, que em 2024 recuperou 676 toneladas de peças de veículos sinistrados (para serem reutilizadas noutros veículos).

Essas peças provêm do tratamento e da descontaminação de 2.175 veículos em Espanha, tanto térmicos como elétricos, 13% a mais em relação a 2023. Assim, desde sua criação, em 2004, o CESVIreambios recuperou mais de 53.000 veículos e é uma referência neste tratamento sustentável.

Em resumo, reutiliza matérias primas, como plástico, alumínio, chapa e vidro, e proporciona uma segunda vida às peças.

Aqui se incluem as baterias de veículos elétricos descarregados, onde armazena parte da energia proveniente das plantas fotovoltaicas de autoconsumo de ambos os centros de trabalho. Ou seja, em 2024 produziram 244 MWh, quase 80% a mais que em 2023.

CESVIMAP inova com Crash Tests e certificação Move2Green

O CESVIMAP também realizou testes de colisão, ou crash test, em mais de 800 veículos. Desta forma avalia se é reparável, se é seguro em caso de sinistro, onde ajuda os fabricantes a analisar os danos, a melhorar o design e a segurança. E identifica métodos de reparação sustentável que evitem a produção de resíduos.

Além disso, através da certificação Move2Green, recentemente lançado em Portugal, promove a sustentabilidade das oficinas de reparação em vários países.

Neutralidade em carbono até 2030

A MAPFRE quer ser uma empresa neutra em carbono até 2030. Para isso aposta num consumo responsável de recursosreduçãoreutilização e reciclagem de resíduos, entre outras medidas.

Em 2023, graças ao projeto Eco-RAEE, o Grupo reutilizou, através de doação, 5 toneladas de equipamentos informáticos. Em Espanha, 24% do total de equipamentos informáticos geridos foi reparado, o que evitou a emissão de 56 tCO2e na atmosfera e o consumo de 13.500 m3 de água.

Além disso, destacam-se a assinatura eletrónica biométrica de documentos, que evitou o consumo de 360 toneladas de papel, e como resultado, a emissão de 483 tCO2e em Espanha e Portugal.

Igualmente o projeto “Resíduo Zero , já foi implementado em 7 edifícios em Espanha, no Brasil e México. Em 2025, vai ser alargado a outros edifícios em Espanha, Porto Rico e Portugal.

MAPFRE Global Risks: debate sobre o futuro dos Grandes Riscos

MAPFRE Global Risks: debate sobre o futuro dos Grandes Riscos

Incerteza geopolítica e novos riscos no III Encontro Global Risks A MAPFRE Global Risks e a MAPFRE Portugal reuniram os principais brokers nacionais e internacionais a operar em Portugal, além disso o evento reforçou o posicionamento da MAPFRE como player global de...

Ler mais
Dia Mundial da Diabetes: Um cão, uma missão

Dia Mundial da Diabetes: Um cão, uma missão

Uma aula diferente no Dia Mundial da Diabetes  O Dia Mundial da Diabetes assinalado no dia 14 de novembro, fez com que a MAPFRE se juntasse, à associação Pata D’Açúcar para uma experiência única na Escola Secundária José Cardoso Pires, em Santo António dos Cavaleiros....

Ler mais
 II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal

 II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal

Mais de 4,1 milhões de portugueses com 55 anos ou mais representam hoje uma força económica vibrante, no entanto muitos ainda se sentem invisíveis. O II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal lançado na semana passada em Lisboa, realizado pela Fundación MAPFRE e...

Ler mais