Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Home 5...5 Noticias 5 Vamos falar da diabetes

Vamos falar da diabetes

Entre 2014 e 2021, o número de portugueses com a doença aumentou 20%. Portugal está no Top 3 da Europa em prevalência da diabetes.

Os números são alarmantes

Os últimos dados de 2019, 2020 e 2021, fornecidos pelo Ministério da Saúde, indicam que a prevalência estimada da doença na população portuguesa entre os 20 e os 79 anos (num total de 7,8 milhões de indivíduos) é de 14,1, ou seja, cerca de 1,1 milhões de pessoas desta faixa etária.

É por isso fundamental que dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, se fale nesta doença crónica e progressiva. E é importante que as pessoas saibam que, apesar de já não se morrer de diabetes, ela está na origem de muitas doenças, como as cardiovasculares, infeções e cancros.

Como prevenir?

Acima de tudo, adotando um estilo de vida saudável a vários níveis:

  • Praticar exercício físico regulamente
  • Fazer uma alimentação saudável e equilibrada
  • Não fumar
  • Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas

Associação Patas d’Açúcar

Para os doentes diabéticos, existem várias formas de controlar a doença. Uma delas é através de cães de alerta médico, da associação Patas d’Açúcar, que é apoiada pela MAPFRE há vários anos. Este projeto tem como objetivo ajudar os doentes diabéticos no controlo diário da autogestão da glicémia e, neste caso, com base em três características que os cães possuem e que são determinantes: utilização das suas capacidades olfativas inatas e a capacidade, após o treino, em detetar e sinalizar as baixas de glicémia através da saliva do doente, sobretudo no período da noite.

Alguns dos cães treinados são apadrinhados pela MAPFRE, e este ano é o Migas que já está a terminar o seu período de formação com vários alertas de sucesso. Em breve será entregue ao seu tutor, doente diabético (diabetes tipo1), que irá ter no Migas um excelente apoio para monitorizar a sua doença.

Cão Migas

Migas

Dia 18 de novembro há um BOOTCAMP. Participa!

No Parque Urbano do Seixal, dia 18 de novembro, das 09h às 13H, participa no Bootcamp Pata d’Açucar e numa série de iniciativas para uma manhã diferente.

Bootcamp Pata d' açucar

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida
MAPFRE reconhecida no Sustainability Yearbook 2024

MAPFRE reconhecida no Sustainability Yearbook 2024

MAPFRE novamente selecionada como uma das empresas líderes mundiais em sustentabilidade: incluída pelo quinto ano consecutivo no Sustainability YearBook 2024 Esta publicação anual da S&P Global, classifica as empresas mais comprometidas com a sociedade e planeta....

Saber mais
A Inteligência Artificial também está na MAPFRE

A Inteligência Artificial também está na MAPFRE

Na MAPFRE acreditamos que os últimos avanços em inteligência artificial são, provavelmente, os mais transformadores nos últimos anos ao nível da sociedade, pessoas e empresas. Os clientes exigem serviços cada vez mais imediatos, personalizados e com preços altamente...

Saber mais