Menu principal
Menu principal
Animais Domésticos

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menu principal

Home 5...5 Noticias 5 Grupo MAPFRE obtém lucro líquido de 692 milhões de euros em 2023, mais 7,7% do que em 2022

Grupo MAPFRE obtém lucro líquido de 692 milhões de euros em 2023, mais 7,7% do que em 2022

Prémios cresceram para 26.917 milhões de euros, o valor mais elevado da história, e que corresponde a um aumento de 9,7%
Negócio em Portugal e Espanha (Ibéria) regista o maior crescimento em prémios, com um aumento de 15,8%

O Grupo MAPFRE atingiu em 2023 um valor recorde em termos de prémios, e este forte crescimento já está a ser visível na rentabilidade dos capitais próprios, que se encontra perto dos 10%.

O aumento de 9,2% das receitas consolidou a tendência dos últimos trimestres e refletiu tanto um aumento significativo do volume de negócios, como uma melhoria das receitas financeiras.

Os prémios aumentaram 9,7%, um crescimento que reflete uma melhoria geral do negócio, com aumentos de 8,4% em Não Vida e 14,6% em Vida. Portugal e Espanha (Ibéria), a América Latina e o negócio de resseguros tiveram um contributo positivo neste crescimento.

Portugal e Espanha (Ibéria)

Portugal e Espanha mantêm a sua sólida liderança nos principais ramos, crescendo num contexto complicado tanto em volume de prémios, como no número de clientes.

  • Os prémios em Portugal e Espanha (Ibéria) ultrapassaram os 8.800 milhões (+15,8%), com 307 milhões de euros (+18,8%) em Portugal e 8.525 milhões em Espanha (+15,7%).
  • Este crescimento reflete uma melhoria geral da atividade com aumentos de 14,6% em Vida e de 8,4% em Não Vida. Portugal e Espanha destacam-se pelo seu contributo positivo.
  • O volume de negócios do ramo Vida aumentou 1,4 vezes em relação ao ano anterior para 2.679 milhões de euros, dos quais 2.340 milhões de euros em Vida Poupança (562 milhões de euros em 2022).
  • Os prémios dos ramos Não Vida cresceram 7,8%, refletindo o bom desempenho do negócio de Gerais (+9,5%), impulsionado pelo ramo Empresas, Saúde e Acidentes (+8,0%).
  • Os prémios de Automóvel cresceram 5,3%, devido à progressiva adaptação das taxas ao contexto inflacionista. A carteira atingiu mais de 6,1 milhões de veículos seguros, com uma ligeira redução devido a medidas de seleção de riscos.
  • O resultado líquido ascendeu a 361 milhões de euros, dos quais Portugal contribuiu 15,4 milhões de euros e Espanha 345,7 milhões de euros.
  • As mais-valias líquidas realizadas tiveram um impacto de 73,5 milhões de euros (70,3 milhões de euros em 2022). O resultado inclui também o impacto positivo de 46,5 milhões de euros como consequência da arbitragem pela rutura da aliança com a Bankia (29,4 milhões de euros e 17,1 milhões de euros em Vida e Não Vida, respetivamente).

 

“A MAPFRE está a superar os desafios da conjuntura atual e continua a avançar na transformação do seu negócio. Além disso, reafirma o seu compromisso com os seus acionistas, o que demonstra a solidez dos resultados e da situação financeira do Grupo”, afirmou Antonio Huertas, presidente da MAPFRE.

 

Contexto mundial

O negócio da América Latina consolidou as fortes tendências dos últimos trimestres com prémios de mais de 9.800 milhões e um resultado líquido de 373 milhões, sendo o maior contribuinte para o lucro do Grupo.

América do Norte melhorou os seus resultados, apoiada pela atualização das tarifas.

A MAPFRE RE consolidou o seu crescimento e aumentou o seu contributo para os lucros.

MAWDY (assistência) continua a focar-se nos mercados estratégicos para o Grupo com um foco mais digital na sua atividade.

 

Não perca aqui as declarações em video de Antonio Huertas, presidente da MAPFRE. Todas as informações estão disponíveis aqui.

Seniores em Portugal: 10 pontos chave

Seniores em Portugal: 10 pontos chave

Os Seniores em Portugal representam hoje uma parte fundamental na sociedade. Portugal apresenta uma das maiores esperanças de vida da Europa (81 anos), com mais de 4,1 milhões de pessoas acima dos 55 anos, representando 38% da população. Este grupo, conhecido como...

Ler mais
MAPFRE e AHRESP: Renovação de Protocolo

MAPFRE e AHRESP: Renovação de Protocolo

A MAPFRE e a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) renovaram no dia 26 de novembro, o seu protocolo e reforçaram, assim, uma parceria sólida e de longa data. Além disso, o momento ganhou destaque com a assinatura oficial do novo...

Ler mais
Rede Ibérica: projeto pioneiro da Fundación MAPFRE

Rede Ibérica: projeto pioneiro da Fundación MAPFRE

A Rede Ibérica da Fundación MAPFRE une esforços para reforçar o terceiro setor e promover o desenvolvimento sustentável em comunidades locais em Portugal e Espanha. Rede Ibérica uma Iniciativa que faz a diferença A Fundación MAPFRE apresentou, em Lisboa, a Rede...

Ler mais