A MAPFRE RE é a 12.º maior Resseguradora Mundial no Ranking de Resseguradoras
A MAPFRE RE, unidade de resseguro da MAPFRE, ocupa a 12.ª posição como maior resseguradora mundial por volume de prémios, de acordo com o Ranking de Resseguradores elaborado pela MAPFRE Economics.
Este ranking foi publicado pela primeira vez este ano e assim classifica as 25 maiores companhias do setor a nível global.
A maior parte do seu negócio corresponde ao resseguro Não Vida, com 8.493,4 milhões de dólares. Neste ramo, a empresa figura no top 10 mundial (10.º lugar), com 1,6% de quota de mercado, face aos 1,1% do ranking geral.
O ranking é liderado pela alemã Munich Re, com prémios de 39.410,6 milhões de dólares. Seguida pela suíça Swiss Re, pela alemã Hannover Re e pela norte-americana Berkshire Hathaway. A fechar o top está o Everest Group, sediado nas Bermudas.
Panorama global do mercado de resseguro
O Serviço de Estudos da MAPFRE estima que o mercado mundial de resseguro atinja 823.598 milhões de dólares em 2024, representando um crescimento de 7,7% face ao ano anterior. Assim, esta evolução mostra uma estabilização do negócio, após vários anos de elevada volatilidade.
O aumento da procura pela cobertura seguradora foi impulsionado pela inflação, ou seja, pelo aumento dos valores reais segurados e pelo crescimento do negócio segurador primário.
Para este ano, a MAPFRE Economics prevê a manutenção das condições favoráveis, graças à expansão da capacidade. Inclui assim, a proveniente de capital alternativo; à procura sustentada nos ramos Vida e Danos; e às oportunidades em setores como energia, aviação, construção e riscos políticos.
Distribuição por ramos e regiões
Do volume total de resseguro a nível global, 65% corresponde ao resseguro Não Vida, que inclui danos catastróficos e patrimoniais, e 35% ao ramo Vida.
Esta distribuição mostra uma maior penetração do resseguro em linhas de negócio com elevada volatilidade ou exposição catastrófica, onde a transferência de risco para o resseguro é mais intensiva.
Contudo, existem grandes diferenças geográficas. Na América, o resseguro Vida representa 49% do total, enquanto na Europa e África o valor é de apenas 17%.
Consulta o relatório completo
Para mais informações aceda aqui e para o relatório completo clique neste link.