“A tecnologia e a inovação têm que ter um sentido humanista e ajudar a reduzir as desigualdades entre as pessoas.” – Antonio Huertas
Vencedores nos projetos de Inovação Social
Estes são os vencedores da oitava edição dos Prémios Fundación MAPFRE Inovação Social. Desta forma, pretende-se melhorar a vida das pessoas através de projetos e equipas empreendedoras que se transformam em propostas de alto valor social. Assim, esta iniciativa é promovida pela IE University, parceiro académico dos prémios.
Os três selecionados recebem um prémio individual de 40.000 euros para desenvolver os seus projetos, para além de um programa de assessoria da IE University. Também passam a fazer parte da Red Innova, que promove o intercâmbio de conhecimento especializado e contribui para o ecossistema da inovação social.
PEGASI SAIL (Chile)
Solução que utiliza inteligência artificial para melhorar a deteção precoce do cancro e otimizar a coordenação entre pacientes, hospitais e profissionais de saúde.

Luis Santiago, cofundador e CEO da PEGASI SAIL
“A PEGASI SAIL nasceu de uma experiência pessoal dolorosa, mas tornou-se numa ferramenta com um impacto real para milhares de pacientes. Graças à inteligência artificial, estamos a transformar a forma como o cancro é diagnosticado e tratado, otimizando o tempo que, às vezes, faz a diferença entre a vida e a morte. Este prémio reforça o nosso compromisso de continuar a desenvolver soluções que eliminam barreiras, integram os sistemas de saúde e levam esperança aos que mais precisam.” – Luis Santiago, cofundador e CEO da PEGASI. SAIL
Helpful Village (Estados Unidos da América)
Plataforma que administra o modelo de envelhecimento em casa e facilita a ajuda 24 horas, automatiza procedimentos e permite videochamadas, mapas interativos e geolocalização de voluntários.

Manuel Acevedo, fundador e CEO da Helpful Village
“As pessoas idosas merecem envelhecer em casa, rodeadas pela sua comunidade, com independência, dignidade e apoio real. Ver como a minha mãe, depois de se reformar, enfrentava a solidão e a falta de objetivos, levou-nos a descobrir o Movimento Village nos EUA. Igualmente nos apercebemos que muitas comunidades precisavam de ferramentas para organizar melhor a ajuda mútua. Foi tudo que precisamos para criar Helpful Village.” – Manuel Acevedo, fundador e CEO da Helpful Village.
Cocoon (Suécia)
Airbag para as cadeiras infantis de bicicletas, ativa-se em 20 milisegundos quando a sua IA deteta risco de colisão.

Emma Garatea, fundadora e CEO da Cocoon no evento dos prémios de inovação social
“Este prémio reforça a ideia de que a mobilidade sustentável também deve ser segura, principalmente para as crianças. Na Cocoon, não projetamos apenas um airbag, mas também a tranquilidade para mães e pais que querem andar de bicicleta sem medo. Isto dá-nos força para continuar a crescer, aprendendo e contribuindo para cidades mais verdes, mas também mais humanas”.
Projetos que Melhoram a Vida das Pessoas
Antonio Huertas, presidente da Fundación MAPFRE, felicitou os 12 finalistas e os 350 projetos inovadores a nível mundial. Assim, o denominador comum dos projetos foi propor ideias para melhorar a vida das pessoas. Além disso, destacou que estes prémios já receberam ao longo dos anos milhares de propostas inovadoras e inspiradoras, muitas delas uma realidade hoje em dia.
350 empreendedores de diferentes países
Este ano a Fundación MAPFRE recebeu 350 projetos, desenvolvidos por cientistas, investigadores, estudantes de universidades e escolas de negócios. Os 12 finalistas apresentaram as suas propostas ao júri de profissionais do âmbito empresarial e de empreendimento social. De seguida, o jurí selecionou os três vencedores, tendo em conta critérios baseados no potencial de impacto social, na viabilidade técnica e económica e também na capacidade e experiência da equipa.
Mais informações e o video da entrega de prémios aqui.
Para saber mais sobre a Fundación MAPFRE visite-nos.