Menu principal
Menu principal
Animais Domésticos

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menu principal

Home 5...5 Fundação 5  II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal

II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal

 II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal

Mais de 4,1 milhões de portugueses com 55 anos ou mais representam hoje uma força económica vibrante, no entanto muitos ainda se sentem invisíveis.

O II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal lançado na semana passada em Lisboa, realizado pela Fundación MAPFRE e em parceria com a Google. Assim, este novo estudo revela dados surpreendentes sobre esta geração que continua a contribuir ativamente para a sociedade portuguesa.

Principais destaques dos seniores portugueses

  • 73% sentem-se pouco ou nada valorizados pela sociedade.
  • 49% conseguem poupar todos os meses.
  • 51% apoiaram financeiramente familiares ou amigos no último ano.
  • 69% planeiam viajar em lazer, impulsionando o turismo nacional.
  • 52% acreditam que a sua experiência não é valorizada no mercado de trabalho.
  • 70% usam a internet regularmente para se informarem, comunicar e gerir finanças.

“Esta Economia Prateada é um motor poderoso para o consumo e o turismo, e uma fonte essencial de apoio familiar. É fundamental que empresas, instituições e sociedade reconheçam este potencial.” Luís Anula, CEO MAPFRE Portugal

Estabilidade e apoio familiar

A maioria dos seniores é proprietária de casa (73%) e 57% já não têm encargos com hipotecas. Os seus principais gastos são com alimentação (87%) e habitação (82%), e por isso continuam a ser um pilar de apoio às suas famílias.

Desvalorização no mercado de trabalho

Apesar da sua experiência e dinamismo, 52% sentem que não são valorizados profissionalmente. E embora 47% estejam preocupados com o sistema público de pensões, apenas 17% têm um plano privado.

Estilo de vida ativo e digital

Esta geração cuida da saúde (73% cuidam da alimentação, 75% fazem exames preventivos), é autónoma (80% conduzem até aos 70 anos) e está também integrada no mundo digital.

A geração sénior é, portanto, muito mais do que um grupo etário: é uma força ativa que sustenta famílias, movimenta a economia e contribui para o progresso social.

Mais informações sobre o estudo aqui.

O II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal é uma ferramenta essencial para empresas, decisores políticos e para a sociedade em geral, fornecendo dados para melhor compreender e servir uma geração que é fundamental para o presente e o futuro da economia portuguesa. Baseia-se num inquérito realizado a uma amostra representativa de 1123 pessoas com 55 ou mais anos, residentes em território nacional.

 

Solidariedade em ação: material escolar que faz a diferença

Solidariedade em ação: material escolar que faz a diferença

Este ano, os colaboradores da MAPFRE voltaram a demonstrar o seu espírito solidário e o compromisso com a comunidade, participando numa ação especial de recolha e doação de material escolar. O objetivo foi apoiar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade,...

Ler mais
MAPFRE com lucro de 829 milhões nos primeiros 9 meses de 2025

MAPFRE com lucro de 829 milhões nos primeiros 9 meses de 2025

A MAPFRE alcançou um lucro líquido de 829 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2025, o que representa um crescimento de 26,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Assim, o resultado demonstra a força da estratégia global da companhia, que continua a...

Ler mais
Pegada de Carbono 2025: MAPFRE reforça compromisso climático

Pegada de Carbono 2025: MAPFRE reforça compromisso climático

A MAPFRE está a intensificar o seu compromisso com a sustentabilidade e com a luta contra as alterações climáticas. Como parte do Plano de Sustentabilidade 2024–2026, o grupo definiu metas ambiciosas: neutralizar mais de 80% da sua Pegada de Carbono até ao final de...

Ler mais