Mais de 4,1 milhões de portugueses com 55 anos ou mais representam hoje uma força económica vibrante, no entanto muitos ainda se sentem invisíveis.
O II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal lançado na semana passada em Lisboa, realizado pela Fundación MAPFRE e em parceria com a Google. Assim, este novo estudo revela dados surpreendentes sobre esta geração que continua a contribuir ativamente para a sociedade portuguesa.
Principais destaques dos seniores portugueses
- 73% sentem-se pouco ou nada valorizados pela sociedade.
- 49% conseguem poupar todos os meses.
- 51% apoiaram financeiramente familiares ou amigos no último ano.
- 69% planeiam viajar em lazer, impulsionando o turismo nacional.
- 52% acreditam que a sua experiência não é valorizada no mercado de trabalho.
- 70% usam a internet regularmente para se informarem, comunicar e gerir finanças.
“Esta Economia Prateada é um motor poderoso para o consumo e o turismo, e uma fonte essencial de apoio familiar. É fundamental que empresas, instituições e sociedade reconheçam este potencial.” Luís Anula, CEO MAPFRE Portugal
Estabilidade e apoio familiar
A maioria dos seniores é proprietária de casa (73%) e 57% já não têm encargos com hipotecas. Os seus principais gastos são com alimentação (87%) e habitação (82%), e por isso continuam a ser um pilar de apoio às suas famílias.
Desvalorização no mercado de trabalho
Apesar da sua experiência e dinamismo, 52% sentem que não são valorizados profissionalmente. E embora 47% estejam preocupados com o sistema público de pensões, apenas 17% têm um plano privado.
Estilo de vida ativo e digital
Esta geração cuida da saúde (73% cuidam da alimentação, 75% fazem exames preventivos), é autónoma (80% conduzem até aos 70 anos) e está também integrada no mundo digital.
A geração sénior é, portanto, muito mais do que um grupo etário: é uma força ativa que sustenta famílias, movimenta a economia e contribui para o progresso social.
Mais informações sobre o estudo aqui.
O II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal é uma ferramenta essencial para empresas, decisores políticos e para a sociedade em geral, fornecendo dados para melhor compreender e servir uma geração que é fundamental para o presente e o futuro da economia portuguesa. Baseia-se num inquérito realizado a uma amostra representativa de 1123 pessoas com 55 ou mais anos, residentes em território nacional.



