Menu principal
Menu principal
Animais Domésticos

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menu principal

Home 5...5 Atualidade 5 Resultados MAPFRE: crescimento de 29% em 2024

Crescimento MAPFRE 2024

Resultados MAPFRE: crescimento de 29% em 2024

Recentemente, a MAPFRE anunciou os resultados financeiros de 2024, com um crescimento significativo da rentabilidade e manutenção das posições de liderança no mercado ibérico. Especificamente, o lucro líquido da MAPFRE Ibéria atinge os 367 milhões de euros, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. Desta forma, Espanha e Portugal contribuíram com 350 milhões e 17 milhões de euros, respetivamente, para o crescimento da MAPFRE 2024

“Estes resultados, os melhores da história, refletem a nossa ambição pelo crescimento e pela excelência técnica, fruto da execução do Plano Estratégico. Assim, o dividendo atinge um novo máximo histórico e demonstra o nosso compromisso com os acionistas. Assim, entramos em 2025 com grande otimismo e com a confiança de continuar a gerar valor” disse Antonio Huertas, presidente MAPFRE

Resultados históricos

Em detalhe, o lucro atribuível totaliza 902 milhões de euros (+30%) (após impacto de 90 milhões decorrente da desvalorização do fundo de comércio da Verti Alemanha). Desta forma, os prémios crescem 4,5%, ultrapassando os 28,120 mil milhões de euros, com avanços na maioria das linhas de negócio. Consequentemente, as receitas atingem 33,177 mil milhões de euros e o resultado técnico em Não Vida consolida-se. Portanto, o rácio combinado melhora quase três pontos (94,4%), com um maior contributo dos resultados financeiros recorrentes (+5,5%).

Adicionalmente, o ROE ajustado alcança 12% e os fundos próprios crescem 5,4%, situando-se acima de 8,5 mil milhões de euros.

MAPFRE Ibéria melhora significativamente rentabilidade, mantendo posições de liderança de mercado

Neste contexto, o resultado da MAPFRE Ibéria aumenta para 367 milhões de euros (+€6 milhões). Por outro lado, não tem em conta os impactos da arbitragem do BANKIA de 2023 porque dessa forma o crescimento do lucro iria ultrapassar 17%.

Além disso, os prémios superam os 9,097 mil milhões de euros (+3,0%), com Espanha a contribuir com 8,66 mil milhões de euros (+1,6%). Em Portugal, os prémios sobem 42,4% impulsionados pelo forte crescimento em Vida Poupança. Por sua vez, os prémios de Não Vida avançam 6,5%. Ou seja, refletem a boa evolução na maioria dos ramos: Seguros Gerais (+6,8%) – apoio de Habitação e Condomínios, Saúde e Acidentes (+6,5%) e Automóveis (+6,3%)

Em relação ao resultado e ao rácio combinado de Não Vida, regista-se uma melhoria para 98,9%:

  • As fortes tempestades (DANA) tiveram um impacto líquido de 27 milhões de euros líquidos.
  • O ramo Seguros Gerais reduziu o rácio em 5,5 pontos percentuais, chegando a um excelente 94,5%.
  • O rácio combinado de Automóveis situa-se em 105,4%. Assim, reflete um aumento no nível de prudência nas provisões de sinistros de danos pessoais, como consequência dos impactos da tabela de indemnização de danos corporais. Dessa forma, as tarifas vão continuar a adaptar-se à evolução esperada dos custos.

Continua uma evolução positiva na MAPFRE Ibéria

Em primeiro lugar, a evolução dos prémios de Vida (-5,1%) teve o impacto da emissão excecional de Vida Poupança em 2023. Por sua vez os prémios de Vida Risco cresceram 3,8%. Além disso, o negócio de Vida contribuiu fortemente para o resultado através da Poupança e de Risco, este último com um rácio combinado de 68,2% (-0,9 p.p.).

Adicionalmente, a posição favorável das rentabilidades da carteira de investimentos continua a contribuir positivamente para o resultado financeiro. Dessa forma, os ganhos realizados líquidos representam 45,9 milhões de euros (73,5 milhões em 2023).

Em conclusão, o resultado líquido de 367 milhões de euros (+1,6%) tem o contributo de Espanha com 350 milhões de euros e de Portugal com 17 milhões. No ano anterior, registou-se um lucro extraordinário de 46,5 milhões resultantes da arbitragem pela rutura da aliança com o Bankia. Assim, sem considerar este impacto, o crescimento do lucro teria superado 17%, cerca de 52 milhões de euros a mais do que no ano anterior.

O negócio da LATAM continua a ser o maior contribuinte para o lucro, com 408 milhões de euros, e para os prémios, com 9,965 mil milhões.

Mais informações

A informação mais completa, que inclui apresentações e declarações de Antonio Huertas, está disponível na página de comunicação da MAPFRE.

Inauguração da Nova Sede: colaboradores na nova casa

Inauguração da Nova Sede: colaboradores na nova casa

Inauguração da Nova Sede com Sunset MAPFRE: Um Momento Inesquecível com os Colaboradores No dia 24 de julho, todos os caminhos levaram à nova casa da MAPFRE Portugal, para assinalar oficialmente a inauguração do novo espaço. Com um Sunset que reuniu todas as equipas...

Ler mais
Inaugurámos Loja MAPFRE na Gafanha da Nazaré

Inaugurámos Loja MAPFRE na Gafanha da Nazaré

MAPFRE inaugura nova loja na Gafanha da Nazaré e reforça presença local No dia 22 de julho Inaugurámos a nova Loja MAPFRE na Gafanha da Nazaré . Assim a MAPFRE está cada vez mais próxima dos seus clientes. Este é um momento que simboliza mais um passo importante no...

Ler mais
Nova Sede MAPFRE em Lisboa: um espaço de todos nós

Nova Sede MAPFRE em Lisboa: um espaço de todos nós

Um novo espaço que simboliza união, inovação e compromisso com o futuro No dia 18 de julho, celebrámos um momento muito especial para todos os que fazem parte da MAPFRE em Portugal: a inauguração da nova sede, na Avenida José Malhoa, em Lisboa. Este novo espaço,...

Ler mais