Menu principal
Menu principal
Animais Domésticos

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menu principal

Home 5...5 Atualidade 5 Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama

Outubro Rosa

Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama

O movimento “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 1990, com o objetivo de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, a cor rosa tornou-se um símbolo mundial de homenagem às mulheres que enfrentam esta doença, de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce, e de apoio à investigação nesta área.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, com iniciativas solidárias durante o mês de outubro, especialmente nos dias em que se assinalam três importantes datas:
​​

  • 13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático
  • 15 de outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
  • 19 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama
  • 30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

O que vamos fazer na MAPFRE no Outubro Rosa

Na MAPFRE acreditamos que a prevenção é uma responsabilidade de todos. Por isso, este mês vestimos rosa e promovemos várias ações de sensibilização e solidariedade:

  • O nosso logotipo muda para rosa em todos os países onde estamos presentes, como símbolo de apoio à causa.
  • Realizamos ações internas com colaboradores, como a criação de toucas para doentes oncológicos e a venda de t-shirts solidárias, cujo valor reverte integralmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
  • No dia 19 de outubro, convidamos todos os colaboradores a vestirem rosa, em sinal de união e compromisso com a prevenção.

 

Todos podemos ajudar

Esta iniciativa é de todos e a melhor prevenção começa com a informação por isso convidamos todos a participarem em ações locais e a usarem rosa.

Prevenção é a chave

cancro da mama é o tipo de cancro mais frequente em Portugal e no mundo. Segundo os dados mais recentes (Globocan, 2024), estima-se que, em 2022, cerca de 9.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com esta doença no nosso país, e mais de 2.000 tenham perdido a vida. Embora seja mais comum nas mulheres, cerca de 1 em cada 100 casos ocorre em homens. Assim, todos podemos estar atentos. Estes são os fatores de risco identificados:

  • Idade (80% dos casos ocorrem em mulheres com mais de 50 anos)
  • Histórico pessoal de cancro da mama
  • Alterações genéticas hereditárias (5% a 10% dos casos)
  • Excesso de peso
  • Consumo de tabaco e álcool
  • Primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após os 55 anos)

Assim, se for diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. Desta forma, o rastreio regular, a vigilância dos sinais e a adoção de estilos de vida saudáveis são fundamentais para aumentar a sobrevivência e preservar a qualidade de vida.

Junta-te a nós

Este mês, veste rosa, partilha informação e participa nas ações solidárias.

Juntos, podemos fazer a diferença.

INVESTE 3+: Novo Unit Linked

INVESTE 3+: Novo Unit Linked

INVESTE 3+ o novo produto lançado pela MAPFRE, é um produto de investimento com comercialização limitada. Trata-se de uma solução Unit Linked com prémio único, que oferece garantias de capital tanto em caso de vida como em caso de morte. Assim, com este contrato de...

Ler mais
Focinhos D’Açúcar: campanha de alerta para a diabetes

Focinhos D’Açúcar: campanha de alerta para a diabetes

Focinhos D’Açúcar é uma campanha que foi lançada pela MAPFRE no início do mês, que decorre até final de novembro. Desta forma, alia a proteção animal à sensibilização para a diabetes tipo 1, uma doença autoimune que afeta sobretudo crianças e jovens. No entanto, ao...

Ler mais