- Em 2023, os prémios do Grupo MAPFRE (sem contar com Espanha) representaram cerca de 63,4% do total;
- A procura pela MAPFRE em Espanha aumentou 17,8%, devido a um crescimento económico forte, às taxas de juros e à moderação da inflação;
- As perspetivas económicas indicam que o crescimento dos prémios Não Vida devem continuar este ano, enquanto que os de Vida podem apresentar uma diminuição.
O Grupo MAPFRE continua a ser grupo segurador espanhol com mais influência a nível global, com prémios no valor de 26.917 milhões de euros em 2023, e um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior, dos quais 63,4% não fazem parte de Espanha.
Este aumento nos prémios reflete uma melhoria coletiva do negócio, com incrementos de 8,4% no segmento Não Vida e de 14,6% no segmento de Vida, conforme destaca a MAPFRE Economics no relatório “O mercado espanhol de seguros em 2023”, editado pela Fundación MAPFRE.
A evolução do setor segurador espanhol em 2023 foi influenciada por um crescimento económico sólido baseado no consumo privado, um cenário de taxas de juros que atingiram níveis inéditos na última década e pela moderação no crescimento dos preços. Esse contexto proporcionou um aumento nos prémios de seguros no valor de 17,8%, alcançando 76.364 milhões de euros, graças sobretudo ao impulso do seguro de Vida.
A emissão de prémios dos seguros de Vida atingiu, em 2023, os 33.360 milhões de euros, refletindo um crescimento de 36%. O volume de prémios dos seguros Não Vida, por sua vez, apresentou um aumento de 6,8%, atingindo os 43.004 milhões de euros.
A MAPFRE Economics salienta que o bom desempenho do setor segurador espanhol em 2023, com valores recorde de crescimento, contribuiu para o aumento da penetração dos seguros na economia, o que melhorou a relação entre os prémios e o PIB em 5,22% face aos 4,81% de 2022, graças a este aumento da taxa de penetração do seguro de Vida.
No primeiro semestre de 2024, os dados indicam uma tendência diferente: crescimento dos prémios no segmento Não Vida de 7,8% face ao primeiro semestre de 2023, contrastando com uma queda de 14,1% nos prémios de Vida (variação anual do total de prémios até junho que se refletiu numa queda de 2,2%).
Com estes dados, prevê-se que, até ao final de 2024 (dependendo do comportamento do índice de preços), a evolução em termos reais de ambos os segmentos do negócio segurador siga padrões semelhantes.
Encontre o relatório completo aqui.