Dia Mundial do Cão, Dia de Abraçar o Cão, Dia Mundial do Cão da Serra da Estrela, Dia Internacional do Cão-Guia, Dia do Cão Idoso…
Já são muitos os dias dedicados ao nosso fiel amigo, o cão.
Porque cada vez mais fazem parte da nossa família, são nossos confidentes e amigos, criando uma ligação inquebrável entre animal e ser humano.
Os cães são conhecidos pela sua amizade e lealdade incondicionais… pela companhia que proporcionam e pela sua alegria contagiante.
Alguns estudos indicam mesmo que o convívio com cães ajuda a abstrair dos problemas do dia a dia e da ansiedade provocada, muitas vezes, pela rotina. O facto de precisarem de ser levados à rua, pelo menos três vezes por dia, estimula também a prática de exercício, através de passeios e atividades, melhorando a saúde mental e física dos tutores.
Ter um cão aumenta ainda a sensação de segurança, exigindo, por outro lado, uma responsabilidade e disciplina muito grandes, valores fundamentais no crescimento e desenvolvimento pessoal.
De acordo com o relatório “Censo Nacional de Animais Errantes 2023”, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, estima-se que, no ano passado, tenham existido mais de 100 mil cães sem um lar em Portugal Continental.
Aliás, o Dia Mundial do Cão, que se celebrou dia 26 de agosto, começou quando uma defensora de animais escolheu o dia para aumentar a consciencialização sobre os maus tratos a cães e incentivar a sua adoção. Esta data tem precisamente como principal objetivo promover a adoção responsável destes animais, e a forma como devem ser tratados – com cuidado, respeito e carinho.
O papel da MAPFRE no bem-estar animal.
A MAPFRE tem uma história muito relevante no universo animal.
Foi uma das primeiras seguradoras a disponibilizar um seguro de Responsabilidade Civil e Saúde para animais – o Patas Seguras -, em 2011, foi com um seguro que incluía, além das despesas médicas, medicamentos e o acesso à rede de bem-estar animal Animadomus, a Responsabilidade Civil, desaparecimento, proteção jurídica, assistência telefónica, mas também eutanásia e/ou funeral. Foi um novo paradigma nos seguros destinados a animais de companhia.
Campanhas que reforçam a nossa vertente social
Para além do seguro, a MAPFRE tem investido fortemente numa componente social, com várias campanhas que apelam à adoção responsável.
Em 2023 lançámos a campanha “Seguro de Companhia”, propondo que os animais se juntassem às pessoas que têm muito amor para dar, as avós, combatendo também a solidão dos mais velhos. Esta ação contou a história verídica de uma avó e teve a colaboração da associação “A Avó veio Trabalhar” e da União Zoófila.
Também em 2022 criamos a campanha “Azar é não ter seguro”. Em colaboração com a União Zoófila, a campanha teve como objetivo chamar a atenção para a baixa taxa de adoção de animais pretos e alertar para a importância dos tutores investirem num Seguro animal.
Importante contributo no apoio a doentes diabéticos
A Associação Pata d´Açúcar tem o apoio da MAPFRE há quatro anos, no resgate de cães abandonados que ajudam a salvar pessoas doentes com diabetes. Verdadeiros enfermeiros, estes cães resgatados em canis são treinados para se tornarem em cães de alerta médico, na deteção e sinalização de baixas de glicémia. A MAPFRE apadrinhou já três cães, que estão hoje a acompanhar três famílias, entre as quais duas crianças, a quem ofereceu o seguro Patas Seguras.
Saiba mais sobre o papel da MAPFRE no mundo animal aqui.