Os primeiros passos de qualquer viagem deverão ser dados em direção à preparação da mesma, pelo que listamos seis aspetos, que consideramos fundamentais para que a sua aventura corra com o máximo de descanso.
Primeiro Passo: a Documentação
- Certifique-se que documentos de identificação são exigidos no país de destino; verifique a data de validade dos mesmos e informe-se sobre a necessidade de vistos. Tenha em atenção, ainda, as regras de identificação de menores, em particular, dos que viajam sozinhos.
- Tenha em mente que, se viajar de automóvel, a Carta de Condução emitida em Portugal só é válida na União Europeia e que necessita de verificar junto da sua seguradora se a Carta Verde cobre a extensão territorial que vai percorrer.
Segundo Passo: a Saúde
Procure saber quais os cuidados de saúde obrigatórios. Recomendamos a consulta de saúde do viajante que o apoiará:
- no que respeita à vacinação, a prescrição de medicamentos a tomar durante a viagem, os cuidados a ter a nível de higiene pessoal, consumo de alimentos e bebidas, e relativamente às temperaturas extremas ou luz solar. O médico explicar-lhe-á, ainda, como funciona a assistência médica noutros países e aconselhá-lo-ão sobre farmácia individual
Terceiro Passo: o Itinerário
Verifique as datas e os horários do seu itinerário e tenha particular atenção à diferença horária entre países.
- No caso particular dos aeroportos, tenha em conta que o check-in deverá ser feito 90 minutos, 120 minutos ou 180 minutos antes da hora de partida, consoante o destino for dentro do Espaço de Schengen, no resto da Europa ou para outros continentes.
- Procure saber a morada e os horários das embaixadas/consulados de Portugal e guarde essa informação junto do seu itinerário, pois são os primeiros pontos de auxílio a procurar em situações mais complicadas.
Quarto Passo: a Bagagem
Transporte apenas o imprescindível e limite a sua bagagem a uma mala e um saco de mão, respeitando a lista de itens interditos. Sugerimos ainda.
- um kit de farmácia, devendo todos os medicamentos deverão ser acompanhados do respetivo folheto informativo (bula); e
- a verificação da compatibilidade das fichas e corrente elétricas com os seus aparelhos, pois poderá de precisar de um adaptador e de um transformador.
Quinto Passo: o Dinheiro
Para além dos cartões de débito e crédito, que deverá guardar em local seguro, tenha sempre consigo algum dinheiro, mas não transporte grandes quantias.
- Aponte os números de contacto, no estrangeiro, para reportar o roubo e/ou perda dos seus cartões. Fora da zona Euro informe-se sobre as taxas de câmbio e familiarize-se com as moedas e notas, para facilitar as suas transações.
Sexto Passo: a Casa
Gostaríamos, por fim, de lhe recordar que, entre 1 de Julho e 30 de Setembro a Polícia de Segurança Pública (PSP) coloca ao dispor dos cidadãos um programa de proteção das residências na ausência dos proprietários. Este serviço deverá ser requerido 48 horas antes da hora de partida.