Home 5...5 Dicas 5 Direção-Geral da Saúde e FUNDAÇÃO MAPFRE assinam Protocolo para prevenção de acidentes domésticos com pessoas idosas

As ações para prevenção dos acidentes com as pessoas idosas, através do reforço dos fatores de proteção e de encorajamento ao envelhecimento ativo e saudável, são desafios principais das sociedades de hoje.

protocolo-acidentes

É nesse sentido que, no dia 7 de julho, é formalizado entre o Diretor-Geral da Saúde, Francisco George e o Diretor do “Instituto de Prevención, Medio Ambiente y Salud” da FUNDAÇÃO MAPFRE, António Guzmán Córdoba, um Protocolo que tem como objetivo reforçar a intervenção dos profissionais de saúde na prevenção dos acidentes domésticos com pessoas idosas.

O Protocolo que será assinado entre ambas as instituições irá promover a formação dos profissionais de saúde, a partilha e divulgação de informação sobre promoção da segurança e prevenção dos acidentes com pessoas idosas e a melhoria do acesso à mesma pelos cidadãos.

A este propósito salienta-se que a FUNDAÇÃO MAPFRE, no âmbito da Campanha “COM MAIS CUIDADO”, produziu um conjunto de materiais sobre prevenção de acidentes domésticos, na forma de Guias e CD, dirigidos à população com mais de 65 anos, que constituem instrumentos importantes de sensibilização, quer das pessoas idosas, quer dos profissionais que com elas trabalham.

Por outro lado, a Direção-Geral da Saúde coordena o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, que prevê o desenvolvimento de iniciativas de prevenção dos acidentes domésticos com pessoas idosas.

Esta é mais uma iniciativa da sociedade civil que, em parceria com o Sistema de Saúde, poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população idosa portuguesa.

2011-07-05