Menu principal

Menu principal

Home 5 Comunicados 5 FUNDAÇÃO MAPFRE leva COM MAIS CUIDADO a Évora e Portalegre

FUNDAÇÃO MAPFRE leva COM MAIS CUIDADO a Évora e Portalegre

A FUNDAÇÃO MAPFRE estende a campanha COM MAIS CUIDADO ao Alentejo e, no próximo dia 27 de Outubro, pelas 15h30, organiza uma visita ao Palácio de Congressos de Manuel Rojas, em Badajoz.

Esta iniciativa destina-se a um grupo de séniores de Évora, Campo Maior, Portalegre, Alvito e Vila Viçosa, que terá a oportunidade de assistir à peça de teatro COM MAIS CUIDADO que dá nome a esta campanha de sensibilização para a prevenção de acidentes domésticos e autonomia das pessoas com mais de 65 anos.

A campanha COM MAIS CUIDADO é uma iniciativa inédita em Portugal e foi lançada no passado dia 8 de Outubro pela FUNDAÇÃO MAPFRE. Esta iniciativa pretende contribuir para a prevenção de acidentes domésticos entre as pessoas com mais de 65 anos que desejam manter a sua independência e autonomia pessoal. Promove um programa de acções de sensibilização para utentes de vários Centros de Dia de Lisboa e, a partir de agora, também junto da população idosa dos distritos de Évora e Portalegre.

COM MAIS CUIDADO pretende sensibilizar a população sénior, os seus familiares e os profissionais da área social, para a importância da prevenção dos acidentes domésticos e demonstrar como actuar perante determinadas situações de emergência. Esta campanha integra a divulgação de materiais práticos e informativos, a realização de acções de formação e sensibilização. Promove o conceito de uma “casa mais segura e confortável”, com o objectivo de contribuir para a prevenção de 65% dos acidentes registados no grupo dos indivíduos com mais de 65 anos, estimula a adopção de hábitos de vida mais saudáveis e informa a população idosa sobre quais os cuidados a ter com a saúde para que o corpo responda da melhor maneira possível em caso de acidente.

Até Dezembro de 2010, a campanha COM MAIS CUIDADO irá percorrer vários Centros de Dia com actividades que incluem a distribuição de materiais informativos, entre eles o Guia de Prevenção de Riscos Domésticos, e a realização de acções de sensibilização com simulação de situações de perigo baseadas na apresentação de vídeos e de uma peça de teatro, recursos que permitem ilustrar de forma apelativa situações de acidentes domésticos e contribuir para a sua prevenção junto da população dos centros e dos seus familiares. Durante este período decorrerá também nas instalações da MAPFRE | SEGUROS, em Lisboa, uma acção de formação destinada aos profissionais que trabalham directamente com este grupo etário, de forma a dotar os técnicos de conhecimentos e recursos ao nível da prevenção de acidentes, dotando-os de estratégias de transferência de conhecimentos para as suas equipas de trabalho.

No próximo dia 27 de Outubro, o evento promovido pela FUNDAÇÃO MAPFRE para a população sénior do Alentejo, contará com a presença de Yolanda Mingueza, subdirectora do Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente da FUNDAÇÃO MAPFRE, João Gama, director de Comunicação da FUNDAÇÃO MAPFRE em Portugal, Lucia Martín Domínguez, directora geral da Acción Exterior de la Junta de Extremadura, e Cremilde Vermelho, presidente da Cáritas de Vila Viçosa.

Sobre a campanha COM MAIS CUIDADO:

Mais de 65% dos acidentes registados no grupo de indivíduos com mais de 65 anos ocorrem em casa;
A queda é a principal lesão, com uma frequência de 76% entre os 65 e os 74 anos, e de 90% entre os indivíduos com mais de 75 anos;
Os acidentes têm repercussões psicológicas graves como o desenvolvimento de medos que resultam na perda de autonomia, depressão e isolamento social.
COM MAIS CUIDADO é uma campanha inédita em Portugal promovida pela FUNDAÇÃO MAPFRE através do seu Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente. Este Instituto actua em diversos países do mundo, nas áreas da formação, docência e divulgação de conhecimento sobre o tema da saúde. Entre as suas principais actividades destacam-se a atribuição de bolsas, prémios ou ajudas à investigação, organização de jornadas, cursos e seminários.

Para mais informações e para aceder a todos os materiais da campanha COM MAIS CUIDADO, visite: www.commaiscuidado.com.pt

2010-10-26

Calcule o seu seguro agora

Auto