O Conselho de Administração da MAPFRE, em Espanha, aprovou a criação de um novo Serviço de Estudos da MAPFRE, liderado por Manuel Aguilera Verduzco, que foi, desde 1998 a agosto deste ano, presidente da Comissão de Seguros e Finanças do México.

O Serviço de Estudos tem como objetivo participar ativamente em debates públicos sobre temas como o papel do seguro como elemento distribuidor de riscos na sociedade, a evolução das economias onde opera, as principais tendências das variáveis monetárias e financeiras, o impacto da regulação no setor segurador e financeiro, entre outros.
Manuel Aguilera é um economista de renome internacional, tendo estudado no Instituto Nacional de Administração Pública do México, e foi também presidente do Comité de Seguros e Pensões Privadas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos e presidente da Associação Internacional de Supervisores de Seguros.
Este novo serviço, que irá depender organicamente do primeiro vice-presidente, Esteban Tejera, irá concentrar o seu trabalho em três áreas principais:
- Estudos e Análise: contribuir para os grandes debates sobre seguros e previdência social complementar.
- Macroeconomia e Finanças: apoiar a companhia com a análise das principais variáveis macroeconómicas e financeiras dos países onde opera. O objetivo é tornar-se num agente impulsionador do debate económico geral, de forma a incidir e comentar sobre as principais questões e desafios das diferentes políticas económicas.
- Regulamentação: conhecer e analisar as principais tendências regulatórias.