Lucro do Grupo MAPFRE cresce 20,5%, alcançando 380 milhões no primeiro semestre

Resultados MAPFRE 2016

Principais Dados do Semestre

O resultado reflete a aposta pelo crescimento rentável num panorama de mercado exigente através de uma gestão técnica e financeira exata.

A receita subiu para 14.641 milhões de euros, 0,8% a mais do que no mesmo período do ano anterior, e os prémios ficaram posicionados em 12.080 milhões de euros (-0,8%).

O negócio registou o maior crescimento (+9,4%) em Espanha desde o início da crise, com excelente resultado técnico, melhoria do rácio combinado, que ficou em 94,4%, e da rentabilidade dos principais ramos.

A poupança administrada no primeiro semestre deste ano cresceu 6,2%, chegando a 40.267 milhões de euros.

No encerramento do primeiro trimestre de 2016, o rácio de Solvência II situou-se em 200%, demonstrando a robustez financeira do Grupo.

O Conselho de Administração nomeou Ana Isabel Fernández como nova conselheira independente da MAPFRE.

Durante o primeiro semestre deste ano, o lucro líquido da MAPFRE chegou a 380 milhões de euros, representando um aumento de 20,5% graças a uma precisa gestão técnica e financeira. A receita, situou-se em 14.641 milhões de euros, 0,8% a mais do que no mesmo período do ano anterior, enquanto os prémios alcançaram os 12.080 milhões de euros (-0,8%). É importante salientar que o crescimento em moeda local foi registado em quase todos os países onde operamos.

“Estes resultados são consequência da estratégia estabelecida para o período de 2016-2018, que coloca o foco no crescimento rentável, com uma gestão técnica do negócio excelente, o que é traduzido em maior rentabilidade. Isto pode ser visto principalmente em Espanha, onde os principais ramos têm crescido com solidez, os custos internos continuam a diminuir e a rentabilidade dos principais negócios tem melhorado significativamente, em especial especialmente o de Automóveis”.

Antonio Huertas | Presidente da MAPFRE

É importante mencionar, neste sentido, que o rácio combinado do Grupo teve 1,6 pontos de melhoria em relação ao primeiro semestre de 2015, situando-se em 97,5%.

Os ativos totais ficaram posicionados em 69.089 milhões de euros, com um crescimento de 8,8% desde o encerramento do exercício anterior, enquanto que os fundos próprios chegaram a 8.946 milhões de euros, 4,3% a mais. Por sua vez, a poupança administrada no primeiro semestre deste ano cresceu 6,2%, chegando a 40.267 milhões de euros.

Além disso, é importante salientar a robustez do Grupo, refletida num rácio de Solvência II de 200% em 31 de março de 2016, aumentando o capital de alta qualidade (93% de TIER 1), o que proporciona à MAPFRE forte solvência e solidez financeira.

Também é importante destacar a redução dos gastos financeiros devido ao vencimento de 1.000 milhões em obrigações simples em novembro do ano passado - com um cupão de 5,125% que foi substituído por um bónus simples a 10 anos com um cupão de 1,625%.

1 | Evolução do negócio

A Unidade de Seguros obteve prémios de 9.865 milhões (-1,3%), enquanto o volume de prémios da Unidade de Riscos Globais atingiu 636 milhões de euros (+6,5%). A receita da Unidade de Assistência, Serviços e Riscos Especiais, por sua vez, ficou posicionada em 610 milhões de euros (-4%).

Os prémios da Área Regional Ibéria, que representam 30,7% do total, subiram para 4.027 milhões de euros, representando um aumento de 8,7% em relação ao primeiro semestre de 2015. O lucro bruto cresceu 25,9%, chegando a 365 milhões de euros. Em Automóvel os prémios aumentaram 2,1%, ultrapassando 1.072 milhões de euros, enquanto que, em Saúde, o aumento foi de quase 8%, mais do que dobro do mercado. Cabe destacar a boa evolução do rácio combinado, que diminuiu em 2,7 pontos, chegando a 94,4%.

O negócio de Vida registou 28,2% de aumento em prémios, atingindo 1.114 milhões de euros, com destaque para a boa evolução do negócio de prémios únicos (+94,1%). A poupança administrada no primeiro semestre deste ano cresceu 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 32.103 milhões de euros. Do mesmo modo, é importante salientar o aumento dos fundos de investimento e das carteiras administradas, que cresceram 21,3% em relação ao encerramento do primeiro semestre de 2015, chegando a mais de 4.603 milhões de euros. O património dos fundos de pensões, por sua vez, ficou posicionado em 4.407 milhões de euros.

2 | Nomeações

Ana Isabel Fernández foi nomeada conselheira independente pelo Conselho de Administração da MAPFRE. Diplomada e doutora em Economia e Administração de Empresas pela Universidade de Oviedo, e professora titular da cadeira de Economia Financeira da mesma universidade, também é professora de Finanças da CUNEF. Membro do Comitê Consultivo de Corporate Reporting da Autoridade Europeia de Valores, é vogal do Patronato da Fundação Princesa de Astúrias e da Fundação Banco de Sabadell. Fez parte, entre outros, do Conselho da Comissão Nacional do Mercado de Valores, do Conselho da Autoridade Europeia de Valores e do Subcomité de Inovação Financeira e Proteção do Consumidor do Joint Committee das Autoridades Europeias de Sistema Bancário, Seguros e Valores.

Com esta nomeação a MAPFRE avança na incorporação de mulheres nos órgãos de governo, contando com quatro mulheres no conselho de administração, o que representa 24% em relação ao total.

3 | Apresentação

Consulte a apresentação com os Resultados do Primeiro Semestre