Open navigation

O que sabes sobre condução eficiente?

Faz o teste e descobre dicas para poupar combustível e o motor do teu carro.

Qual destas opções reduz a resistência ao ar do automóvel?

Circular por estrada ou autoestrada com as janelas abertas ou com barras de tejadilho equivale a ignorar uma boa parte dos estudos de aerodinâmica que se levam a cabo na conceção do veículo. Segundo dados da Comissão Europeia, fechar as janelas e retirar as barras de tejadilho reduz a resistência ao ar do veículo e pode diminuir até 10% o consumo de combustível e as emissões de CO2.


  • Fonte

    https://www.circulaseguro.pt/conducao-eficiente/dez-conselhos-para-uma-conducao-eficiente
  • Retirar barras de tejadilho
  • Abrir as janelas
  • As duas opções anteriores

Se circulares com a pressão errada nos pneus, o que pode acontecer?

Os pneus representam um papel fundamental no automóvel, uma vez que representam o único ponto de contacto do veículo com o solo. A pressão correta dos pneus, além de evitar o desperdício de combustível, também garante um melhor comportamento em estrada e no controlo do veículo.

Está descansado, a pressão errada nos pneus não é motivo para seres multado. Mas para tua segurança, verifica a pressão dos pneus do teu carro!


  • Fonte

    https://www.motor24.pt/sites/autosport/pode-acontecer-andar-pressao-dos-pneus-errada/
  • Poupar combustível
  • Ser multado
  • Afetar o controlo do veículo

Para que serve a primeira mudança?

Para poupar combustível é essencial saber trocar de mudança no momento certo. Embora muitos dos novos modelos já tenham um aviso que indica quando deves trocar de mudança, deves ter a noção que a primeira serve apenas para pôr a viatura em movimento e que não deves "esticar muito as mudanças", porque estás a aumentar o consumo do automóvel.


  • Fonte

    https://www.motor24.pt/area-de-servico/dicas-para-poupar-combustivel/
  • Para ultrapassar outro veículo
  • Para pôr a viatura em movimento
  • Para entrar numa faixa de desaceleração

Qual a forma mais barata de aumentar a potência do motor?

Podes não acreditar, mas sim, retirar peso desnecessário do carro, nomeadamente da bagageira e dos assentos traseiros, pode significar tirar mais proveito do motor.
Não insistas em passear o guarda sol durante todo o ano, nem as latas de óleo quando o carro não tem perdas. Na hora de emagrecer, todos os graminhas contam!


  • Fonte

    https://volantesic.pt/detalhes-noticia/aumentar-potencia-motor-carro/?ID=268
  • Trocar o escape
  • Instalar um turbo
  • “Limpar” o carro

Em que momento deves ligar o ar condicionado para refrescar o carro?

Quando inicias uma viagem não deves ligar logo o ar condicionado. Primeiro deves circular devagar durante uns minutos com as janelas abertas, e só depois fechar os vidros e ligar o ar condicionado.


  • Fonte

    https://www.motor24.pt/area-de-servico/7-dicas-para-poupar-combustivel-nas-ferias-de-verao/
  • Nunca deves ligar o ar condicionado
  • Depois de arejares o carro uns minutos com as janelas abertas
  • Assim que ligas o carro

É preciso aquecer o motor antes de arrancar?

Num vídeo publicado no canal de YouTube Engineering Explained através do recurso a uma câmara térmica, é possível verificar em tempo real quanto tempo demora um motor a aquecer após o arranque a frio.
A conclusão do vídeo é simples, não é necessário esperares que o motor aqueça, a não ser que a temperatura exterior seja mesmo muito baixa (inferior a 40ºC negativos).


  • Fonte

    https://observador.pt/2017/01/27/e-mesmo-preciso-aquecer-o-motor-antes-de-arrancar/
  • Sim
  • Não
  • Não, a não ser que a temperatura exterior seja radicalmente baixa

Em qual destas situações arrancar em segunda é a opção mais acertada?

Embora sejam poucas, existem efetivamente situações em que arrancar em segunda é a melhor opção. Mas que situações são estas?
Por exemplo, quando o piso apresenta condições de fraca aderência (ex: na neve ou no gelo). Nestes casos pode fazer mais sentido arrancares em segunda porque isso implica menos esforços para a embraiagem e para a caixa. Além disso, desta forma as rodas vão ter menos tendência a patinar.
Outro caso é nas descidas, porque podes aproveitar o balanço para evitar pôr a primeira e, logo a seguir, a segunda.


  • Fonte

    https://observador.pt/2018/04/22/veja-quais-sao-os-problemas-de-arrancar-em-segunda/
  • Quando o piso se apresenta em condições de forte aderência
  • Em descidas
  • As duas anteriores

Que tipos de seguro automóvel existem em Portugal?

Só existem dois tipos de seguro automóvel, o seguro de responsabilidade civil, que é obrigatório, e o seguro de danos próprios, que muitas vezes é referido como “seguro contra todos os riscos”. Convém, no entanto, esclarecer que não existe um seguro que cubra todos os riscos possíveis e imaginários, por isso a expressão “seguro contra todos os riscos” está errada.
Em relação à Assistência Automóvel, não é um seguro, mas sim uma cobertura que faz parte do seguro automóvel.


  • Fonte

    https://www.mapfre.pt/particulares/automovel/
  • Responsabilidade Civil e Danos Próprios
  • Responsabilidade Civil e Seguro contra todos os riscos
  • Seguro de Assistência Automóvel

A utilização da tecnologia cruise control consome mais combustível?

O consumo de combustível aumenta com a utilização do cruise control. E a explicação é simples: basta pensar que o sistema de um automóvel recorre a todos os meios para manter o veículo à velocidade determinada pelo condutor.
Ainda assim, esta tecnologia pode ser um bom auxiliar para os condutores que têm tendência a aumentar a sua velocidade em viagens mais longas.


  • Fonte

    https://motorguia.net/2018/10/19/o-cruise-control-gasta-mais-combustivel/
  • Sim
  • Não
  • O consumo é igual

Os automóveis elétricos poluem tanto como os diesel?

Olhando apenas aos gases de escape, e sabendo que não há nada que polua tanto como o produto da combustão do gasóleo, os motores diesel não têm qualquer hipótese. Um automóvel elétrico desloca-se do ponto A ao ponto B sem produzir qualquer espécie de emissão, um feito que é contrário à natureza dos motores de combustão. No entanto, é preciso ter em conta as emissões associadas à produção de eletricidade que carrega as baterias e das próprias baterias. Em Portugal há um investimento cada vez maior nas energias renováveis, mas ainda não há forma de calcular com rigor as emissões globais associadas a um automóvel elétrico.


  • Fonte

    https://www.turbo.pt/curiosidades-automoveis-eletricos/
  • Sim
  • Não
  • Poluem o mesmo

Tens de responder a todas as perguntas para saberes o resultado!